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    Semana da Black Friday deve movimentar R$ 6 bi e será a maior dos últimos tempos

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    Saiba como obter bons resultados já que 50% dos consumidores pretendem comprar itens relacionados à Copa do Mundo na Black Friday

    Pela primeira vez na história, a Copa do Mundo está sendo realizada no final do ano, devido às condições climáticas do Oriente Médio. A competição acontece em um cenário inédito: sua proximidade com a principal data do varejo, a Black Friday. A junção dos dois eventos aumenta a expectativa dos lojistas para as vendas, de acordo com estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a data deve movimentar R$ 6,05 bilhões no comércio eletrônico. Uma pesquisa da Nielsen Brasil apontou que 50% dos consumidores pretendem comprar itens relacionados à Copa durante a Black Friday e que 54% dos fãs de futebol já estão guardando dinheiro para a data.

    “Em todos os anos, as expectativas para a Black Friday são altas, mas neste acontece algo inédito, a estreia do Brasil na Copa do Mundo um dia antes da data mais esperada de vendas. Pesquisas já apontam que a Copa será a principal data para a venda dos segmentos de vestuário, alimentação e eletrônicos. Além disso, essa será a primeira Black Friday pós-pandemia sem nenhuma restrição de isolamento. Mesmo com a oscilação econômica atual, podemos esperar uma ‘super Black Friday’”, aposta Fernanda Hermanny, CEO da Afilio, empresa de marketing de performance que conecta anunciantes a uma rede própria com mais de cem mil afiliados.

    Em 2021, a Black Friday movimentou mais de R$4 bilhões em vendas online. Bens de consumo duráveis, como smartphones e eletrodomésticos, costumam ser os preferidos dos consumidores na data. “Nas campanhas da Afilio, outros segmentos também tiveram resultados relevantes no ano passado. Aqueles que obtiveram mais lucro nas campanhas foram: moda e esporte, viagens, alimentos e bebidas, beleza e saúde”, completa Fernanda.
      

    Use os resultados do ano anterior como base para obter uma melhor performance

    A análise de nossos próprios resultados é importante para avaliar o que funcionou e o que não funcionou em nossa estratégia. Isso ajuda a identificar quais são as ‘lutas pelas quais vale a pena lutar’, ou seja, evita o desperdício de tempo e de esforço em estratégias que já falharam anteriormente.
    “Os resultados da Black Friday 2021 na Afilio foram excelentes. Tivemos um aumento de mais de 70% nas vendas de pacotes e observamos o crescimento de setores que antes não eram tão valorizados, como PET. E tudo isso se deveu, com certeza, a uma análise cuidadosa de estratégias e resultados anteriores”, comentou Fernanda.

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