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    Black Friday: estudo aponta volume maior de inserções publicitárias com investimento abaixo da edição de 2021

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    Dos três maiores anunciantes da Black Friday neste ano, Mercado Livre lidera e é seguido pelas Casas Bahia e Uninove; o ranking do ano passado era liderado pelo Magazine Luiza

    De acordo com levantamento da Tunad, plataforma de moment marketing, o “Esquenta Black Friday 2022″ é superior em inserções à edição de 2021. A empresa analisou o volume de inserções publicitárias em TV e rádio no período que antecede a data comercial, e encontrou um quantitativo 20% maior este ano. Apesar do crescimento em veiculações, o investimento total dos anunciantes está 30% abaixo do ano passado.

    Ricardo Monteiro, CSO e COO da Tunad, explica que essa diferença se dá porque houve uma concentração dos investimentos publicitários em TV aberta e território nacional, em 2021, enquanto que neste ano os esforços de mídia migraram para a TV paga. “Em 2022 identificamos a presença da TV aberta de forma geolocalizada, com a maior parte da publicidade de Black Friday concentrada no Sudeste, Sul e capitais do Nordeste”, destaca o executivo.

    Mercado Livre, Casas Bahia e Uninove são os três maiores anunciantes do movimento “Esquenta Black Friday” deste ano, com investimentos de R$ 3,6 milhões, R$ 1,38 milhão e R$ 1,31 milhão, respectivamente. O ranking do ano passado era liderado pelo Magazine Luiza (R$ 3,02 milhões), seguido pelas Casas Bahia (R$ 2,71 milhões) e Uninove (R$ 1,53 milhão)

    Segundo Monteiro, o monitoramento comprovou maior antecedência dos anunciantes este ano, além de uma forte alteração nos anunciantes de Black Friday, cujas veiculações publicitárias iniciaram uma semana antes que em 2021.

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