More

    Pesquisa IBEVAR mostra vendas fracas do varejo no primeiro trimestre de 2023

    spot_imgspot_img

    Projeções para o varejo apontam queda de 1,42% no primeiro trimestre  de 2023 em relação ao mesmo trimestre de 2022

    As projeções de vendas do IBEVARFIA  se valem de dois tipos de métodos analíticos: modelagem econométrica e  algoritmos de IA aplicados às redes sociais.  

    As projeções econométricas mostram uma queda de 1,42% no primeiro trimestre  de 2023 em relação ao mesmo trimestre de 2022 e de 0,83%, em relação ao  quarto trimestre deste ano. 

    Os dados levantados nas redes sociais, que não são agrupados da mesma forma  que as séries do IBGE e, portanto, não podem ser comparados diretamente,  corroboram o cenário pouco promissor do varejo no primeiro trimestre de 2023.  

    Embora a intenção de compra da maior parte dos itens nas redes sociais não  esteja mais baixa que nos últimos meses de 2021, verifica-se que os índices  projetados para o primeiro trimestre de 2023 situam-se, em média, em  patamares mais baixos que os mesmos indicadores calculados para toda a série. 

    Os dados coletados nas redes sociais permitem examinar as disposições de  compra por categorias mais específicas.  

    Segundo o Presidente do IBEVAR e Professor da FIA, Claudio Felisoni de  Angelo: “O volume menor de comércio no primeiro trimestre do ano está muito  influenciado pelas vendas mais baixas de veículos e material de construção. As  incertezas sobre as condições da economia vêm afetando mais fortemente os  itens de maior valor unitário”. 

    Recentes

    Quer receber mais conteúdos como esse?

    Você pode gostar