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    Iniciador de pagamentos ajuda a reduzir o abandono de carrinhos, que chega a 85% no e-commerce brasileiro

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    Oito em cada dez compradores online desistem da compra durante o checkout, de acordo com pesquisa da Opinion Box

    Alcançar o sucesso nas vendas envolve diversos desafios, pois uma experiência insatisfatória por parte dos clientes, por exemplo, pode gerar consequências irreparáveis para os varejistas. O processo de checkout é um dos mais decisivos; ele enfrenta o desafio de obter dados suficientes do visitante para que ele conclua a compra, mas sem solicitar tantas informações a ponto de fazê-lo desistir do carrinho.

    “Devemos pensar que os carrinhos abandonados muitas vezes refletem o comportamento natural dos usuários que exploram vitrines, comparam preços e consideram diversas opções de produtos antes de tomar uma decisão”, conta Felipe Correia, Estrategista Digital de Retail na multinacional brasileira FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios.

    Esse pode ser visto como sinal de alerta deixado pelos próprios consumidores, indicando pontos importantes a serem melhorados em um e-commerce. Para atender a essa necessidade crescente de otimização da experiência de compra online, a FCamara desenvolveu o Iniciador de Pagamentos. O serviço foi introduzido durante a terceira fase do Open Banking e permite que os compradores inicializem pagamentos via Pix diretamente de qualquer plataforma, eliminando a etapa de acessar o aplicativo bancário para concluir a transação. 

    Tudo isso para tentar driblar os números: de acordo com a Pesquisa Abandono de Carrinho 2022, realizada pela Opinion Box, 85% dos consumidores brasileiros têm o hábito de desistir das transações na etapa final da compra online. Mas esse problema não é exclusivo dos e-commerces do Brasil. Nos EUA, um estudo de 2023 do Baymard Institute aponta que a taxa média de abandono do carrinho é de mais de 70%.

    O Iniciador de Pagamentos representa a solução essencial para quem busca simplificar e agilizar o checkout em e-commerces, proporcionando uma experiência mais conveniente e eficiente, na tentativa de evitar a desistência. “O processo de checkout é uma etapa crucial que impõe uma abordagem cuidadosa. Equilibrar a coleta de dados necessários para a conclusão da compra, sem sobrecarregar o cliente, é fundamental. Ele precisa sentir que a compra não tem atritos, não exige etapas demais e é segura o suficiente. Todos esses elementos foram considerados ao desenvolver nossa tecnologia”, conclui o executivo.

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