More

    Fim do trimestre de promoções: celulares, geladeiras, notebooks e TVs têm mais desconto em janeiro do que em Black Friday e Natal

    spot_imgspot_img

    Números do Buscapé apontam que o Saldão de Janeiro, no qual lojistas querem zerar estoques, tem sido uma boa opção para compras

    O trimestre marcado por promoções no comércio virtual se encerra em janeiro, período tradicional de Saldão no varejo, quando lojistas aproveitam para zerar os estoques. Na edição de 2023, os consumidores podem encontrar celulares e outros produtos com desconto até maior do que tiveram na Black Friday, em novembro, e Natal, em dezembro, como mostram os números do Buscapé.

    O Buscapé analisou as buscas e os preços dos produtos mais procurados entre 2 e 9 de janeiro. Na comparação com a semana da Black Friday, de 21 a 28 de novembro de 2022, e do Natal, de 19 a 26 de dezembro, o item mais pesquisado pelos clientes foi o celular, que pode ser adquirido por valores melhores do que os apresentados nas datas mais expressivas do varejo.

    O desconto médio dos modelos mais procurados nos primeiros dias de 2023 (iPhone 13 128GB, Galaxy A53, Galaxy M23, Galaxy S20 FE e Galaxy S22 Ultra) foi de 16,21%, maior do que os 14,82% na semana da Black Friday. Em relação ao Natal, o único que apresentava desconto era o Galaxy A53, com redução de 3,99% no valor, bem menor do que os 14% atuais. O Galaxy M23 também esteve mais barato neste período do Saldão, apresentando queda de 4% em relação à semana de Natal.

    Ainda entre itens de tecnologia, os notebooks mais buscados do início de janeiro (Macbook Air Apple M1, Dell Inspiron 15, Gamer Lenovo IdeaPad, Lenovo IdeaPad 3 e Lenovo IdeaPad 3i) também tiveram desconto médio mais alto: 3,17%, contra 2,13% na Black Friday e 0,72% no Natal.

    As geladeiras foram o segundo item mais pesquisado na primeira semana de janeiro. Dos cinco modelos com maior busca, dois oferecem desconto: a Brastemp Frost Free French Door Inverse 554 Litros cor Inox (1,74%, maior do que em Natal e Black Friday) e Electrolux Cycle Defrost Duplex 260 Litros (9,62%). Já as lavadoras de roupa, terceiro lugar entre os produtos mais procurados, contaram com um desconto médio de somente 0,91% no período analisado pelo Buscapé, bem abaixo do que em Black Friday e Natal.

    Um destaque foi o valor dos aparelhos de ar-condicionado, quarto item mais pesquisado. A média de redução de valores foi de 1,59%, com ênfase para o modelo LG Dual Inverter Voice 9000 BTUs, que apresentou preço médio cerca de 6% menor do que na semana do Natal. O desconto entre as TVs mais procuradas, quinto item mais pesquisado na primeira semana de janeiro, ficou em 2,07%, com destaque para a Samsung Crystal 4K HDR UN50AU7700 (terceiro modelo mais buscado), que chegou a registrar, na média, um valor 10,82% mais baixo no período, maior do que em promoções da Black Friday e Natal.

    “O saldão, em janeiro, é costumeiramente um momento bom para realizar compras, porque é a época em que os grandes varejistas fazem preços competitivos. Essa prática faz com que o brasileiro consiga equacionar sua lista de compras, com um terceiro mês consecutivo para aproveitar oportunidades. Desde a Black Friday, podemos sentir os brasileiros mais preparados para os descontos. Nossos números detectam que as pessoas estão mais precavidas e cautelosas com seu dinheiro e, hoje, contam com alternativas para garantir o melhor preço, como as funcionalidades de Histórico de Preços e Alerta de Preço oferecidas pelo Buscapé”, analisa Maurício Cascão, CEO da Mosaico, plataforma de conteúdo e originação de vendas para comércio eletrônico que detém o Buscapé.

    Líder de mercado, o Buscapé possibilita uma experiência de compra assistida e personalizada, onde o consumidor conta com avaliação de cada produto, comparador de preços, e a possibilidade de criar um alerta para saber quando o valor do produto que ele tem interesse sofre uma redução. A plataforma também disponibiliza as lojas mais competitivas e com histórico de preços, garantindo uma compra segura e ao melhor custo. Também estão disponíveis opções de cashback se a compra for concluída através do site ou app da marca.

    Recentes

    Quer receber mais conteúdos como esse?

    Você pode gostar