Estudo da BigDataCorp sobre queda de preços na Black Friday monitorou mais de 20 milhões de produtos em 1,9 milhão de sites
A BigDataCorp, maior datatech da América Latina, apresenta os resultados da 10ª edição da pesquisa “Levantamento da Black Friday”. O estudo oferece um panorama detalhado da data, que hoje é a mais significativa para as vendas do comércio eletrônico no Brasil. “Saímos de um momento de pouca relevância, em que menos de 60% das lojas online ofereciam promoções há dez anos, para um marco anual que mobiliza não só todo o e-commerce, mas também o varejo físico. Essa data já está marcada no calendário dos consumidores”, relata Thoran Rodrigues, Fundador e CEO da BigDataCorp.
Segundo a pesquisa, observou-se a adesão de mais de 99,9% dos e-commerces do país às promoções divulgadas em 2024, o que representa um aumento em comparação ao ano anterior. Também foi possível perceber que mais de 50% das lojas já estavam oferecendo promoções relacionadas à Black Friday oito semanas (dois meses) antes da data, reforçando a tendência de expansão desse período para incentivar as vendas online. Em relação à preços queda de preços na Black Friday, a pesquisa constatou uma redução de 83,27% na média dos preços comparados à média dos preços praticados em setembro de 2024. No entanto, os descontos não foram uniformes. Os números revelam que algumas categorias, como a automotiva, de móveis, construção e games, apresentaram descontos expressivos, enquanto outros setores, como instrumentos musicais, utilidades domésticas e eletrodomésticos observaram reduções menores ou até aumentos nos preços.
Para os consumidores que desejam economizar, os resultados ressaltam a importância de adotar uma postura mais estratégica. “Para garantir uma compra vantajosa e aproveitar descontos reais na Black Friday, é fundamental monitorar e comparar preços ao longo dos meses, idealmente a partir de agosto ou setembro. Dessa forma, é possível realizar uma análise comparativa e identificar quais produtos comprar e quais deixar para depois”, afirma Thoran Rodrigues.
Para os varejistas, os resultados demonstram a importância de contar com uma infraestrutura tecnológica capaz de se dimensionar de acordo com os picos e vales de acessos e compras. A antecipação das promoções para todos os dias de outubro e novembro, em vez de concentrá-las em um único dia, reduz a previsibilidade de quando ocorrerá o maior volume de acessos.
A experiência do cliente na navegação do site também é fundamental. A perda de desempenho na entrega de páginas ou, no pior caso, a indisponibilidade do site, são problemas que podem levar um varejista à falência, dada a importância da data para o varejo. Nesse contexto, a pesquisa mostra que, historicamente, 43% dos sites enfrentam problemas dessa natureza, outra área em que a infraestrutura tecnológica é essencial.
Em 2024, a queda de preços na Black Friday veio com mudanças nas estratégias, com descontos reais expressivos em diversas categorias. Os consumidores poderão aproveitar uma redução média de até 87% nos preços, o que representa uma diferença notável em relação ao ano anterior, quando muitos produtos sofreram aumentos nos valores. Esse cenário reflete a adaptação do varejo às expectativas dos consumidores e uma intensificação das ofertas para atrair ainda mais compradores, resultando em uma Black Friday marcada por oportunidades reais de economia para os consumidores.
Com a 10ª edição da pesquisa da Black Friday, a BigDataCorp oferece informações estratégicas para o mercado, ajudando o setor a compreender a relevância da tecnologia e dos dados para maximizar os resultados do período. Além de ilustrar a magnitude e o impacto econômico do evento, o estudo reforça que uma infraestrutura digital sólida e escalável é fundamental para sustentar o crescimento do comércio eletrônico e proporcionar uma experiência de compra cada vez mais eficiente e segura.