Especialista em e-commerce, detalha a funcionalidade de uma seleção de plataformas que utilizam Inteligência Artificial
Segundo uma pesquisa publicada pela Microsoft na última terça-feira, dia 9 de maio, 70% dos trabalhadores estão delegando tarefas para a inteligência artificial aliviar a sua própria carga de trabalho. As informações são da Annual Work Trend Index e mostram que as pessoas estão se sentindo com falta de tempo e energia para lidar com o ritmo da rotina. Em paralelo a isso, vale ressaltar que, no Brasil, 88% dos profissionais usam IA em obrigações analíticas e 82% em criativas. No universo do e-commerce, a tecnologia também tem sido aliada na área de prospecção e publicidade – mesmo que, em muitos casos, o consumidor não se dê conta do uso da ferramenta.
“Um exemplo claro de como a IA já está sendo usada no marketplace é através do uso da tecnologia como base para estratégias de propaganda dos produtos. Os anúncios costumam aparecer primeiro para aquele cliente que possui um perfil e região alinhado com a loja anunciante. Quem faz essa dedução é a IA, que analisa e faz o mapeamento de comportamento e interesses do cliente enquanto navega pela internet”, comenta Alex Moro, especialista em marketplaces.
No mercado de marketplace, no qual Alex Moro é um dos educadores pioneiros no Brasil, com mais de 17mil alunos formados, e onde ganha destaque como influencer oficial do Mercado Livre e Consultor Certificado Platinum, as ferramentas de Inteligência Artificial também são aliadas das vendas do e-commerce. “A IA consegue criar anúncios de produtos no marketplace, com direito a fotos e descrições, utilizando até gatilhos mentais que resultam nas vendas. Ou seja, quanto mais a tecnologia explora o e-commerce para criar o que o consumidor deseja, melhor será o impacto e a conversão desse potencial cliente”, explica o especialista. Pensando em como a tecnologia pode alavancar um e-commerce, Alex Moro lista as seis principais ferramentas que utilizam IA para aumentar as vendas. Veja abaixo:
Chat GPT da Open Ai – Sabendo usar os comandos certos, basta o usuário solicitar à ferramenta que crie títulos e descrições persuasivos para os anúncios dos produtos que serão vendidos no Mercado Livre. “O segredo é saber fazer a pergunta certa e dar o máximo de detalhes para receber uma resposta assertiva e que possa ser bem aproveitada no marketplace”, explica Alex.
Dall-e 2 da Open Ai – O vendedor de e-commerce poderá colocar as palavras-chave do produto e gerar imagens para se inspirar em suas próprias produções.
Canva Pro – A ferramenta de criação e edição de imagens está com novo recurso de Inteligência Artificial onde é possível criar fotos dos seus produtos, alterar detalhes, cores, estilo de roupas e ambientes. “Essa ferramenta é essencial para auxiliar na construção de um anúncio irresistível com fotos que impactam o consumidor e convertem em vendas.”, pontua o especialista.
Vidyo Ia – Aqui é possível criar cortes de vídeos e legendas automáticas, o que pode auxiliar muito na criação de anúncios que convertem como no caso do Mercado Livre. “A plataforma já recomenda que seus vendedores explorem cada vez mais vídeos nos seus anúncios e esse programa pode fazer tudo para o vendedor”, ressalta Alex.
Adobe Firefly – Nessa ferramenta é possível gerar imagens através de textos. “Essa inteligência é perfeita para o vendedor que está sem ideias de quais fotos produzir ou até mesmo evitar os problemas com Direitos Autorais, além disso, dessa forma é possível trabalhar imagens exclusivas dos seus produtos”, argumenta o CEO da Escola Efeito Empreendedor.
CopyBase – “Essa é uma ferramenta de IA com parceria exclusiva com a Escola Efeito Empreendedor e possui funcionalidades completas para os vendedores de e-commerce. Foi desenvolvida exclusivamente para auxiliar os lojistas a criarem os melhores anúncios para marketplaces, Lojas Virtuais e E-commerce no geral e também para os profissionais de marketing. Com descrições aperfeiçoadas, títulos, ficha técnica e toda a composição do Campo Semântico, além de realizar a criação de posts nas redes sociais, prospecção de vendas, artigos, vídeos e gerador de ideias que vão auxiliar em tudo para que o vendedor possa potencializar cada vez os seus resultados e gerar mais e mais vendas no e-commerce.”, finaliza Alex Moro.