More

    1.578 marcas inauguram novas lojas em shoppings no 4° trimestre de 2022

    spot_imgspot_img

    Resultado foi o melhor da série histórica. No acumulado do ano, mais de 4 mil marcas anunciaram inaugurações em shoppings

    De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), 1.578 marcas inauguraram novas lojas em shoppings no quarto trimestre do ano passado, o que representa o melhor resultado da série histórica, iniciada no primeiro trimestre de 2021. Em comparação com o período anterior (4T21), que contou com 1.560 marcas inauguradas em centros de compras, a expansão foi de 1,2%. O desempenho também superou o registrado no 3° trimestre de 2022, quando 1.419 marcas anunciaram inaugurações.
     

    Segmentos – No 4T22, entre os segmentos mapeados, os que mais se destacaram em termos de expansão foram: Alimentação e Bebidas (26%), seguido por Vestuário (23%), Artigos para o Lar, Decoração e Presentes (7%), Acessórios (7%), Perfumaria e Cosméticos (5%), Calçados (5%), Serviços Estéticos (4%), Telefonia e Acessórios (3%), Entretenimento (3%), Relojoaria e Joalheria (2%) e Artigos Esportivos (2%)
     

    Marcas — Entre as 1.578 marcas que anunciaram inaugurações ao longo do 4T22, as que ocuparam as 10 primeiras colocações no ranking, considerando todos os segmentos mapeados, foram:

    Destaques de 2022 – Mais de 4.000 marcas anunciaram inaugurações de novas lojas em shopping centers no ano passado, de acordo com os mapeamentos trimestrais realizados pela Abrasce. Em 2021, esse montante foi de 3.500 marcas. Na lista das top 50 marcas que mais inauguraram lojas, 25 estrearam no ranking geral de 2022, quando comparado com 2021, sendo que cinco delas estão presentes no top 10: Cololido Algodão Doce, The B-Burger, Milky Moo (Alimentação e Bebidas) e Natura e Touti Cosmetics (Perfumaria e Cosméticos).
     

    Já as marcas Ótica Chilli Beans (Óticas), Vivara/Life by Vivara (Relojoaria e Joalheria), Fini e Kekala Custom Picolé (Alimentação e Bebidas) se mantiveram dentro do top 10, quando comparado com o mesmo período.

    Três marcas ganharam destaque de estreia em shopping centers em 2022 e já conquistaram um lugar no ranking geral das que mais inauguraram: DoceFlô (Alimentação e Bebidas), Laser&Co (Serviços Estéticos) e Miss Make (Perfumaria e Cosméticos).
     

    No geral, onze categorias tiveram marcas como destaque, sendo Alimentação e Bebidas, a categoria com o maior número de marcas presentes, 26 no total; seguida por vestuário, com 7 marcas; calçados, com 4, assim como perfumaria e cosméticos. A tabela a seguir apresenta as 10 marcas que mais inauguraram novas unidades ao longo do ano, considerando todos os segmentos mapeados nesse estudo:

    Planos de expansão — Entre as marcas que divulgaram seus planos de expansão de novas unidades no quarto trimestre de 2022, estão: Alimentação e Bebidas (APTK Spirits, Coco Bambu, KFC, Mundo di Chocolate, Rei do Mate e Stonia Ice Creamland); Acessórios (Lebriju); Artigos de Viagens (Sestini); Calçados (Sonho dos Pés); Serviços Estéticos (Cor & Unha); e Livraria e Papelaria (Livraria Saraiva).
     

    O presidente da Abrasce, Glauco Humai, pontua que, no 4º trimestre do ano passado, o nível de vendas dos shoppings cresceu 5,5% em relação ao mesmo período de 2021, representando o sétimo crescimento trimestral consecutivo, após os períodos mais agudos da pandemia. Para ele, a recuperação dos níveis de venda tem atraído cada vez mais marcas para os shoppings. “Influenciadas pela evolução no modelo de negócios dos empreendimentos que incrementaram novas opções de lazer, entretenimento e serviços para atrair mais visitantes, as marcas sentem-se cada vez mais motivadas a expandirem seus negócios nos shopping centers. É muito positiva a evolução de marcas expandindo suas operações em shopping centers e estimuladas por um ambiente em constante evolução. Somos reconhecidos como centros de conveniência e convivência, muito mais que um espaço de compras, e os players enxergam o setor cada vez mais atrelado ao entretenimento e a experiência com seus produtos”, finaliza o executivo.

    Recentes

    Quer receber mais conteúdos como esse?

    Você pode gostar