More

    Ranking IBEVAR-FIA revela varejistas mais admirados pelos consumidores

    spot_imgspot_img

    Levantamento dividiu 120 empresas varejistas em 29 segmentos de atuação

    Lucas Torres

    [email protected]

    Um dos prêmios mais aguardados pelo varejo brasileiro, o ranking IBEVAR-FIA 2022 premiou as principais empresas do setor em diversas categorias e segmentos na noite da última terça-feira, 18/10.

    Para construir o ranking deste ano, o IBEVAR (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo) se uniu à FIA Business School para analisar 120 empresas varejistas em critérios como: faturamento; inovação; eficiência; e ‘mais admiradas’.

    No âmbito das mais admiradas, os organizadores analisaram 29 diferentes segmentos varejistas quanto à aprovação dos colaboradores e dos consumidores. Este último enquadramento, que analisa a percepção dos clientes sobre as empresas, oferece uma perspectiva importante para os mais variados portes de negócio.

    Isso porque, conforme publicamos na última sexta-feira – 21/10, especialistas como Elói Assis, diretor-executivo de Varejo da TOTVS, o perfil do consumidor brasileiro atual é em grande parte omnichannel e deseja trafegar sem barreiras por uma jornada de compras que contemple uma integração entre a loja física, o e-commerce, os aplicativos e as redes sociais.

    “Esse omniconsumidor tem expectativas totalmente diferentes e isso é um desafio, pois os líderes, as pessoas por trás da operação, ainda são na sua maioria das gerações anteriores. Por isso, é preciso ouvir e entender esse novo omniconsumidor, e com urgência, pois não se trata de futuro, mas do presente: em 2021, 44% dos usuários do Instagram utilizaram o aplicativo semanalmente para realizar compras e 90% afirmaram que seguem pelo menos um perfil de negócios e lojas, conforme estatísticas da gerenciadora de redes sociais Hootsuite”, analisou Assis.

    Este panorama reforça a importância de que varejistas analisem a operação das ‘mais admiradas’ pelos consumidores brasileiros a fim de – a partir de uma análise de capacidade de investimento e dados da atual base de clientes, acrescentar novos elementos aos seus negócios.

    Confira abaixo os varejistas premiados em cada um dos segmentos:

    Artigos esportivos: Centauro

    Artigos para o lar: Vestcasa

    Atacado: Assaí

    Bebidas: Grand Cru

    Bolsas e Malas: Kipling

    Brinquedos e Games: Ri Happy

    Cafés Docerias e Sorveterias: Cacau Show

    Calçados (Marca própria): Melissa

    Calçados (Multimarcas): Netshoes

    Colchões: Ortobom

    Conveniência: Am/Pm

    Cosméticos e Perfumes: O Boticário

    Departamento: Americanas S.A.

    Drogaria: Panvel

    Eletrodomésticos e Eletroeletrônicos: Magazine Luiza

    Especializadas e outros: iPlace

    Acessórios de celulares: Gocase Brasil

    FastFood: Mc Donald’s

    Joias e Bijuterias: Rommanel

    Livraria e Papelaria: Livraria Cultura

    Material de Construção: Leroy Merlin

    Móveis: Tok&Stok

    Ótica e Óculos escuros: Chilli Beans

    Pets: Petlove

    Restaurantes: Outback Steakhouse

    Super e Hipermercados: Carrefour

    Vestuário Infantil: Bibi

    Lingerie e roupas de Praia: Hope Lingerie

    Vestuário: Riachuelo

    Em Alta

    Quer receber mais conteúdos como esse?

    Você pode gostar