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    Um mês antes da Black Friday 2023, maioria dos brasileiros quer comprar eletrônicos, aponta estudo do Google

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    Buscas pela Black Friday estão 114% maiores do que no ano passado, segundo pesquisa encomendada à Offerwise

    Faltando apenas um mês para uma das principais datas de vendas no segundo semestre, consumidores e empresas já estão se preparando para a Black Friday 2023. De acordo com um novo estudo encomendado pelo Google à Offerwiseeletrônicos (69%) é o grupo de categorias

    preferidos dos brasileiros que pretendem comprar na Black Friday – com destaque para os eletrodomésticos (30%), celulares (28%) e eletroportáteis (27%). 

    Já a categoria de vestuário (53%) é a segunda mais desejada, seguida pelos segmentos de beleza e cuidado pessoal (37%), casa (34%) e alimentação (27%). 

    Para além dos setores tradicionais, outro destaque da pesquisa é a intenção dos brasileiros em investir em viagens (12%) e em serviços (12%), assim como no setor de educação (7%) e em produtos para os pets (7%). 

    Das 30 categorias analisadas pela pesquisa, 13 tiveram crescimento na intenção de compra em relação ao mesmo período de 2022. A que mais se destacou foi a de eletrodomésticos, cuja intenção de compra para o período está 5 pontos percentuais (p.p.) maior do que no ano passado. Os setores de eletroportáteis e equipamentos de áudio e vídeo (+4 p.p.) estão logo atrás, seguidos pela categoria de artigos esportivos (+3 p.p.).

    Confira, nas imagens 1 e 2, as principais categorias e os itens nos quais os brasileiros pensam em investir na Black Friday deste ano.

    Brasileiros começam a pesquisar produtos para a Black Friday com antecedência

    A pesquisa também investigou a antecedência com que os brasileiros começam a pesquisar os produtos e serviços que pretendem comprar na Black Friday. O resultado mostra que categorias como celulares, TV e eletrodomésticos e portáteis tem alta antecipação, mais da metade dos consumidores já começaram a pesquisar, enquanto categorias de uso pessoal e dia a dia tem média e baixa antecipação.

    O estudo foi realizado em outubro de 2023 e ouviu 2 mil brasileiros conectados das classes A,B e C e que declararam conhecer a Black Friday, por meio de questionário online. A pesquisa foi conduzida pela Offerwise a pedido do Google. 

    Outro destaque da pesquisa é o otimismo dos brasileiros: a maior parte (68%) acredita que sua situação econômica familiar vai melhorar até o final do ano, um aumento de 23p.p em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto 24% afirmam que vai ficar igual e apenas 4% acreditam que piorará. “Neste momento em que brasileiros estão mais positivos em relação à economia e cada vez mais confiantes para comprar e planejar o futuro, investindo inclusive em viagens e educação, as empresas têm grandes oportunidades de se conectar com estes consumidores durante o mês que antecede a Black Friday” afirma Fábio Garcia, head de negócios para Varejo do Google Brasil. “Com a ajuda da inteligência artificial do Google, os varejistas podem se conectar com milhões de consumidores por meio de nossas plataformas e acelerar suas vendas.”

    Interesse pela Black Friday mais que dobrou

    Neste ano o consumidor brasileiro está ainda mais interessado na Black Friday, conforme as buscas no Google: no terceiro trimestre deste ano, as pesquisas relacionadas à data mais que dobraram (+114%) em comparação ao mesmo período do ano anterior, marcando o trimestre de maior volume de buscas pré-Black Friday desde 2019. Além disso, os top termos buscados são relacionados a buscas sobre qual será a data da Black Friday em 2023, o que reflete o interesse dos consumidores pela data mais promocional do varejo. 

    Outro indício do apetite dos brasileiros pela Black Friday é que, ainda de acordo com dados internos do Google, 24 categorias de Varejo cresceram em buscas na última semana, tanto em relação ao mesmo período de 2022 quanto em relação às semanas anteriores, mostrando um interesse das pessoas por uma variedade de produtos. Entre as categorias em crescimento, destacam-se suplementos, casa e construção, automotivo e eletroportáteis. Elas são as categorias que tiveram maior crescimento nas buscas no período analisado, o que mostra que, mesmo com volumes de buscas menores, essas categorias têm grande potencial para o varejo explorar nesta data, ampliando ainda mais as oportunidades de negócios na Black Friday. 

    “O interesse crescente dos consumidores brasileiros na Black Friday é inegável, e os números refletem isso. Além disso, estamos testemunhando uma diversificação notável nas categorias de produtos buscados, demonstrando que os consumidores estão cada vez mais abertos a explorar novas opções e encontrar ofertas que atendam às suas necessidades”, completa Garcia.

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