“Esperamos que as vendas do Dia dos Namorados no e-commerce brasileiro alcancem R$ 7,08 bilhões, reforçando a importância crescente dessa data para o setor”, afirma consultor de dados da Neotrust
O setor de e-commerce no Brasil continua a expandir-se de forma notável em 2024. De acordo com um levantamento da Neotrust, o faturamento do varejo online no primeiro trimestre deste ano cresceu 12,7% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Esse aumento representa o maior crescimento ano contra ano desde 2022. O segundo trimestre é marcado por datas importantes para o varejo, como o Dia dos Namorados,que tradicionalmente impulsiona as vendas.
Impacto do Dia dos Namorados nas Vendas Online
A Neotrust, que trabalha com mais de 5.000 e-commerces no Brasil, oferece, em parceria com o E-Commerce Brasil, insights detalhados sobre as tendências de mercado durante períodos comerciais chave.
Durante as duas semanas que antecedem o Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho, há um aumento notável nas atividades de compra, conforme os consumidores se preparam parapresentear. Comparando esse período com as duas semanas imediatamente anteriores, ofaturamento do e-commerce brasileiro registrou um aumento de 8,4%, o que corresponde a um acréscimo de R$ 834,4 milhões.
“O Dia dos Namorados impulsiona significativamente o comércio eletrônico, especialmente nas duas semanas que antecedem a data, quando os consumidores se preparam intensamente para presentear. Diante do crescimento de 12,7% no e-commerce brasileiro no primeiro trimestre deste ano, esperamos que as vendas do Dia dos Namorados alcancem R$ 7,08 bilhões, reforçando a importância crescente dessa data para o setor”, afirma Jean Laloux, consultor de dados da Neotrust.
A região Norte se destaca durante o período
A análise regional revela que a Região Norte exibiu o maior crescimento, com um aumento impressionante de 58,7%. Em seguida, estão o Centro-Oeste e o Sul, ambos com crescimentos na casa dos 15%. O Nordeste também mostrou uma performance robusta com aumento de 12,4%, enquanto o Sudeste apresentou o crescimento mais modesto, de apenas 1%. Dentro do Sudeste, São Paulo e Rio de Janeiro aumentaram 4,3% e 0,5%, respectivamente, enquanto Espírito Santo e Minas Gerais registraram decréscimos de 9,1%e 6,6%.
Produtos Mais Vendidos Durante o Dia dos Namorados
A análise das categorias de produtos com maior aumento de faturamento nos ajuda a
compreender as preferências dos consumidores. Os eletroportáteis se destacaram, com um crescimento de 41,9%, impulsionados principalmente por expressivos aumentos nas vendas de cafeteiras (+146%) e fritadeiras elétricas (+45,7%). Smartphones e outros eletrônicos também tiveram um bom desempenho, com crescimentos de 34,8% e 26,2%, respectivamente. Destacam-se ainda os relógios inteligentes (+27,6%) e televisores (+11,7%). Na categoria de Beleza e Perfumaria, observou-se um aumento de 23,3%, com destaque para perfumes, que cresceram 98,3%.
Avaliação de Promoções Durante o Dia dos Namorados
Um aspecto crucial na análise da Neotrust é o estudo dos preços reais pagos pelos consumidores, que permite uma avaliação precisa da evolução dos preços no varejo digital. Ao comparar os preços durante o período do Dia dos Namorados com as duas semanas anteriores, verificou-se que 19,0% dos produtos adquiridos estavam com preços reduzidos. Entre esses, 11,2% tiveram reduções de 5% a 15%, e 7,9% apresentaram reduções superiores a 15%.
Para se ter alguns exemplos no que diz respeito a preços, com a ajuda do estudo ECBR Insights realizado em parceria entre E-Commerce Brasil e WebPrice, buscamos dois itens que estão entre a lista de categorias mencionadas acima.
Na categoria de eletrônicos, uma caixa de som da marca JBL (modelo de entrada) tinha o preço de R$ 249,00 em 01/05 e foi encontrada com o valor de R$ 217,89 em 09/05/2024, tendo uma variação de 12,49% de redução no período em e-commerces mapeados pelo ECBR Insights. Já uma caixa de som da mesma marca (modelo premium) tinha o preço de R$ 2.299,00 em 01/05 e apresentou o preço de R$ 2.089,05 em 09/05/2024 em lojas virtuais.
Na categoria Smartphones, o Motorola Moto G53 Xt2335 128gb Grafite Dual Chip foi encontrado com o preço R$ 1.449,00 em 01/05 e com o preço de R$ R$ 899,00 em 09/05, mostrando uma variação de 37,96% menor no período, enquanto que o Smartphone Apple Iphone 14 Pro Max 128gb Preto manteve o mesmo preço de R$ 7.799,00 no período de 01 a 09/05/2024 – sem variação de preço.
“Esses são apenas alguns exemplos da elasticidade dos preços de duas categorias importantes apontadas como potenciais compras para os dias dos namorados 2024. Vê-se, claramente, que existem produtos com variações de preços acentuadas que podem modificar e direcionar as escolhas dos consumidores na hora de decidir o presente. É fundamental que o consumidor, desde já, faça as buscas e compreenda as possibilidades de elasticidade de preço, pois a antecedência na compra poderá ajudar a encontrar aquele item especial com um preço muito bom”, afirma Samuel Gonsales, Diretor Comercial do E-Commerce Brasil.
Este panorama do e-commerce brasileiro em 2024 revela não apenas um crescimento contínuo, mas também dinâmicas regionais, de categoria e de elasticidade de preços que podem orientar as estratégias para varejistas online e para consumidores.