More

    Pelo terceiro ano consecutivo, Lojas Renner S.A. é líder mundial no Dow Jones Sustainability Index de varejo

    spot_imgspot_img

    Única representante do varejo brasileiro no índice, companhia se destaca no indicador que avalia as práticas de sustentabilidade ambiental, social e de governança das maiores companhias de capital aberto do mundo

    A Lojas Renner S.A. acaba de receber mais um importante reconhecimento às suas práticas de ESG. Pelo terceiro ano consecutivo, é a varejista de moda melhor posicionada no Dow Jones Sustainability Index (DJSI), referência global entre os índices de sustentabilidade corporativa – a pontuação geral da companhia brasileira subiu de 76 em 2022 para 79 em 2023. O resultado reflete a consistência e evolução das suas práticas nos pilares ambiental, social e de governança.

    Este ano, foram avaliadas cerca de 7,8 mil empresas de diferentes países e setores da economia. Além de ser a líder mundial no segmento de moda, a Lojas Renner S.A. ficou na terceira colocação no varejo geral. É a única varejista do Brasil presente nesta edição do DJSI. Desde 2021, ela se mantém entre as três primeiras classificadas nesta categoria mais abrangente.

    “Permanecer em posições de relevância em um índice como o Dow Jones demonstra que nossa atuação ESG segue avançando, impulsionada por uma estratégia sólida e um extenso trabalho de colaboração entre nossos times e fornecedores em busca de soluções cada vez mais responsáveis”, comenta o diretor presidente da Lojas Renner, Fabio Faccio. “Seguimos buscando ser um agente de mudança, inovando e influenciando positivamente todo o nosso setor.”

    Esta é a nona vez que a Lojas Renner S.A. integra o DJSI e, assim como nos últimos dois anos, a companhia aparece simultaneamente em duas carteiras: a Dow Jones Sustainability World Index (com mais de 320 empresas selecionadas, sendo oito brasileiras) e a Dow Jones Sustainability Emerging Markets (com mais de 100 empresas selecionadas, sendo oito brasileiras), composição do DJSI focada em mercados emergentes.

    Iniciativas e projetos – A Lojas Renner S.A. vem se destacando por suas políticas de gestão ambiental – que levaram, por exemplo, à recente certificação ISO 14001 para o seu centro de distribuição em São José (SC). A avaliação feita pelo DJSI também levou em conta as ações contra as mudanças climáticas promovidas pela varejista, com o uso de inteligência de dados para reduzir as emissões de CO2 na cadeia de fornecimento, além dos projetos que envolvem a proteção da biodiversidade. Todas essas iniciativas estão alinhadas ao novo ciclo de compromissos públicos da companhia até 2030.

    No que se refere ao pilar social, um ponto analisado pelo índice tem relação com a percepção de sustentabilidade por parte dos clientes. A Lojas Renner S.A. está conseguindo, por meio de pesquisas e dados, medir a evolução do reconhecimento de marca mais sustentável pelos consumidores ao longo do tempo. 

    Como parte dessa construção, e com o objetivo de aproximar cada vez mais o público da temática ESG de maneira cúmplice e didática, a empresa vem promovendo uma série de campanhas de comunicação a respeito do assunto. Além disso, realizou, recentemente, um pitch com startups de sustentabilidade, em uma chamada pública de inovação, e patrocinou novamente o Brasil Eco Fashion Week, maior evento de moda sustentável da América Latina.

    Já no pilar de governança, os destaques dividem-se em três pontos principais, que são consequência das revisões que a companhia periodicamente realiza nos seus documentos corporativos. Um exemplo é a inclusão, no Regimento Interno do Conselho de Administração, de limite de quatro mandatos concomitantes para seus membros, com diferencial para o Presidente do Conselho, que poderá atuar em apenas dois conselhos ao mesmo tempo. Também formalizamos no Regimento do Conselho e dos Comitês a obrigação de frequência mínima de 80% nas reuniões desses órgãos, prática que já vem sendo cumprida historicamente, haja vista a participação média de 99% nas reuniões nos últimos anos. 

    Outro fator foi a criação e divulgação da Política Tributária da Lojas Renner, que vai em linha com nosso compromisso de governança e transparência com o mercado. Por fim, destaca-se a atualização da Política Anticorrupção, realizada em 2023, que reforçou nosso compromisso ético, alinhando o documento às melhores práticas nacionais e internacionais.

    Recentes

    Quer receber mais conteúdos como esse?

    Você pode gostar