Mais

    IBEVAR premia os grandes destaques do varejo brasileiro

    spot_imgspot_img

    Na última terça-feira, o IBEVAR celebrou as empresas que lideram as categorias do principal ranking do varejo nacional

    Na última terça-feira, 19/09, o IBEVAR celebrou – na cidade de São Paulo – os vencedores da edição 2023 do Ranking IBEVAR-FIA 2023, principal estudo sobre os diversos segmentos do varejo nacional.

    O levantamento analisou 120 empresas do varejo nacional, que representam quase 30% do consumo de bens no país, desconsiderando veículos. O estudo, que teve como base principal o balanço divulgado pelas empresas, além de publicações especializadas sobre o segmento, concluiu que as três maiores varejistas do Brasil no âmbito do faturamento são Grupo CarrefourAssaí Atacadista, e Magazine Luíza

    Veja outros destaques revelados na noite de gala e disponíveis neste E-BOOK disponibilizado pelos organizadores.

    As que mais cresceram

    O estudo também indica as empresas que mais cresceram no período de 2021 a 2022 nos diversos setores, levando em consideração balanços e relatórios publicados pelas varejistas. Entre os destaque estão, Giassi & Cia no segmento de Supermercados, com crescimento de 62%, Lojas CEM em Eletroeletrônicos e Móveis, com aumento de 14%, Grupo Inditex – ZARA na frente de Moda e Esporte, com mais de 200% de alta nos negócios, O Boticário, que registrou 30% de crescimento, representando Drogarias e Perfumarias e a Cacau Show em Franquias registrando aumento de 93%.

    Capital investido

    Com uma análise profunda e completa do varejo nacional, o Ranking 2023 IBEVAR – FIA também considera as dimensões de eficiência conjunta (lojas e funcionários), as mais admiradas por consumidores e colaboradores e aquela com maior retorno sobre o capital investido, esse último restrito apenas às empresas de capital aberto. Na avaliação do retorno sobre o capital investido, a empresa com o melhor índice é a Track&Field, que chegou a 19,6% de retorno.

    As mais eficientes 

    A avaliação da categoria eficiência conjunta (lojas e funcionários) foi realizada com aplicação do método de programação matemática, partindo de informações sobre o faturamento e o total de lojas e colaboradores.  Em cada segmento foi apontado um grupo de referência de empresas eficientes, a partir do qual foi verificada a eficiência operacional das outras empresas. No setor de supermercados, Grupo Carrefour, GPA e Assaí Atacadista estão entre as empresas mais eficientes.

    As mais admiradas 

    Para chegar ao ranking das mais admiradas por consumidores e colaboradores, foi utilizada tecnologia de IA (Inteligência Artificial) e NLP (Natural Language Processing) para analisar milhões de manifestações espontâneas, em textos e vídeos, nas redes sociais. Neste caso, são levados em consideração 31 subsegmentos do varejo, com a revelação das mais admiradas em cada um deles. Os destaques ficam para as empresas mais admiradas pelos dois públicos, consumidores e colaboradores: Centauro (Moda e Esporte), Kipling (Bolsas e Malas), Oxxo (Conveniência), Havan (Departamentos), Magazine Luiza (Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Móveis), Leroy Merlin (Material de Construção) e Petlove (Pets).

    Evidenciadas surpresas

    “O Ranking IBEVAR – FIA vai além das métricas óbvias. Aportamos recursos analíticos sofisticados para identificação e análise das posições. Com isso, são evidenciadas surpresas, como por exemplo, pequenas empresas varejistas muito bem avaliadas pelo público consumidor” afirma Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR e professor da FIA Business School.

    Premiação em dobro

    O evento, que contou com a presença das marcas vencedoras em cada categorias, revelou também as campeãs do Prêmio de Inovação no Varejo, lançado para mostrar para o mercado como o varejo é um setor que sempre inova com criatividade e eficiência em solucionar desafios.

    De todos os trabalhos inscritos nesta terceira edição, três foram classificados a partir da relevância de dois aspectos: a novidade e o impacto para os negócios e a sociedade.

    Os grandes vencedores são:

    1º Lugar:  C&A – JEANS CIRCULAR – C&A + COTTON MOVE

    2º Lugar: Lojas Renner – MODA 4.0: O case da Renner na 1a semana de moda imersiva da América Latina

    3º Lugar: Cacau Show – Loja Container Cacau Show – Capilaridade, acesso ao empreendedorismo e sustentabilidade

    Em Alta

    Quer receber mais conteúdos como esse?

    Você pode gostar