Metaverso, dados, Inteligência Artificial e Blockchain são algumas tecnologias que fazem parte da iniciativa para apoiar o varejo
Na expectativa de que grandes eventos como a Copa do Mundo e as festas de final de ano impulsionem o varejo, a Associação Brasileira do Varejo (ABV) espera um aumento de 12% no segundo semestre em relação ao período de janeiro a junho deste ano. Seja no varejo físico ou digital, a tecnologia é a protagonista para ajudar nas vendas.
De olho nas demandas atuais do setor, a Globant. uma empresa nativa digital focada em reinventar negócios por meio de soluções tecnológicas inovadoras, anuncia o lançamento do Retail Studio, uma iniciativa que busca ajudar os varejistas a ficarem à frente das mudanças do setor, com ferramentas para total visibilidade e automação da cadeia de suprimentos, ao mesmo tempo em que reinventa o varejo por meio de experiências fígitais que impulsionam o engajamento do cliente.
Uma dessas experiências é o Metaverso, no qual as pessoas interagem da mesma forma que no mundo físico — saindo, malhando e comprando — mas por meio de avatares.
Diante deste cenário, o Retail Studio tem como meta oferecer uma visão abrangente, impulsionando novos modelos de Negócios, criando experiências impactantes para os clientes e alavancando tecnologias integradas, escaláveise abertas para facilitar mudanças e novos serviços.
“A jornada do cliente de hoje tem vários novos pontos de contato entre marketing, vendas e serviços. Os varejistas tradicionais estão lutando para acompanhar as tendências que mudam rapidamente e, também, há uma grande necessidade de manter processos eficientes e coordenados”, comenta Diego Tártara, diretor de tecnologia da Globant. O executivo acredita que a Globant está em uma posição única para ajudar a reinventar a indústria do varejo. “Queremos permitir que os varejistas façam a transição para uma janela para atender às múltiplas necessidades dos consumidores e sair de seus mercados verticais tradicionais para criar novos fluxos de receita, como produtos financeiros ou de seguros”, explica Tártara.
Este novo estúdio oferece cinco práticas exclusivas, que envolvem diferenciais como:
Closer to the Customer: Ajuda os clientes a transformarem experiências de compra de ponta a ponta, criando experiências centradas no ser humano, orientadas por dados e habilitadas para tecnologia, tanto online quanto offline.
Smart Loyalty: Uso de dados e tecnologia para desbloquear e expandir o poder da fidelidade para monetizar dados para membros e outras partes interessadas.
Transforming Operations: Ajuda as empresas a transformar e redefinir cada etapa de suas operações e estratégias diárias usando tecnologia e análise de ponta.
Next-Gen Commercial Management: Apoia os clientes com preços inteligentes, merchandising de última geração, fidelidade inteligente e habilitação de vendas.
Beyond Innovation: Ajuda as organizações com inovação habilitada digitalmente e modelos de negócios alternativos.
O varejo se junta ao portfólio da Reinvention Studios, focado em transformar setores específicos, incluindo jogos, mídia, entretenimento, ciências da vida e automotivo, entre outros.