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    Com estratégia de mitigação de desperdício, Hortifruti Natural da Terra reduziu o volume de perda de alimentos em 1,7 milhão de itens

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    Rede controlada pela Americanas, Hortifruti Natural da Terra utiliza inteligência artificial para minimizar perdas na operação e mantém parcerias para o aproveitamento de alimentos e resíduos

    A Hortifruti Natural da Terra, varejista com foco em frutas, legumes e verduras, implementou uma estratégia para mitigar o desperdício de alimentos. Com o uso de inteligência artificial e outras ações, a empresa conseguiu reduzir em 1,7 milhão o volume de perda de itens no primeiro semestre de 2024 em comparação com o ano anterior.

    Esse resultado surge em um contexto global preocupante, onde o desperdício de alimentos gera custos estimados em US$1 trilhão, de acordo com o Relatório do Índice de Desperdício de Alimentos 2024 do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, com o varejo contribuindo com 12% desse total.

    “O Brasil supera, a cada ano, as máximas históricas de temperatura e calor. Esse fator, aliado ao ainda alto índice de fome da população, gera um cenário desafiador para o segmento de alimentos e frescos no País. Para combater as perdas e evoluir na agenda de forma coletiva, desenvolvemos uma estratégia de mitigação do desperdício que envolve a nossa operação e parcerias para acelerar o aproveitamento de alimentos, principalmente os perecíveis. O resultado é um controle maior da oferta de produtos e novas possibilidades de consumo, com  preços ainda mais acessíveis”, disse Paulo Drago, CEO da Hortifruti Natural da Terra.

    Pela pesquisa feita pela ONU, mais de 1 bilhão de refeições são jogadas fora por dia. Na rede, outras iniciativas também são realizadas para evitar esse grande desperdício, como a doação de alimentos para parceiros como o Mesa Brasil e Prato Cheio, projetos que conectam doações a instituições que combatem a insegurança alimentar. Além disso, a rotina operacional também monitora a validade dos produtos: itens próximos do vencimento são disponibilizados na “Gôndola Pegar ou Pegar”, com descontos de até 40%, incentivando o consumo imediato; e também vendidos com redução de preço nas “Sacolas surpresas” por meio das foodtechs Food To Save e B4waste.

    Após a conclusão de todas as etapas do processo de gestão do desperdício, alimentos que não estão mais adequados para o consumo são transformados em adubo pela Ciclo Orgânico – empresa de coleta e compostagem de resíduos orgânicos – para venda nas lojas da rede.

    “A Hortifruti Natural da Terra vem aprimorando esse processo com o tempo. Fomos da mensuração dos dados à implementação de tecnologias e critérios operacionais para o aproveitamento correto dos alimentos. Ainda temos muito a evoluir, mas, quando olhamos para o futuro da sociedade, sabemos que estamos fazendo a nossa parte”, explica Drago.

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