Pesquisa divulgada pelo Ibevar nesta sexta-feira considera os resultados previstos para o varejo nos meses de novembro e dezembro de 2022, e janeiro de 2023
Lucas Torres
O Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo) divulgou nesta sexta-feira, 4/11, a edição de novembro da pesquisa que projeta as vendas do varejo. Junto ao material, o instituto publicou também a projeção de inadimplência.
No âmbito da projeção de vendas, o estudo projetou um crescimento de 0,33%, 0,77% e 0,84% para o varejo restrito no acumulado em doze meses em novembro, dezembro e janeiro de 2023.
Já para o varejo ampliado, em que pese o fato dos resultados continuarem negativos em doze meses, o Ibevar espera percentuais negativos menores para novembro (-1,05%), dezembro (-0,94%) e janeiro de 2023 (-0,97%).
No que diz respeito à inadimplência, a projeção para o próximo trimestre é de aumento decorrente da utilização de recursos livres nos patamares respectivos de 5,67%, 5,77% e 5,90% para novembro, dezembro e janeiro.
Vale destacar que essas taxas correspondem ao percentual da carteira de crédito livre do Sistema Financeiro Nacional com pelo menos uma parcela com atraso superior a 90 dias.