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    Às vésperas do Dia das Mães, Cielo dá 5 dicas para mulheres construírem um negócio de sucesso

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    Empresa aproveita o dia das mães para apontar soluções do varejo que deem suporte ao empreendedorismo feminino e fortaleçam os negócios liderados por mulheres

    No mês de maio, o comércio brasileiro se prepara para a melhor data comemorativa em vendas depois do Natal, o Dia das Mães, segundo avaliação da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do Serviço de Proteção ao Crédito. A ocasião também deve impulsionar o comércio eletrônico, que tem expectativa de gerar R$ 7,03 bilhões de faturamento, um aumento de 5%, conforme a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. Em 2023, a data registrou alta de 11,8%no desempenho do e-commerce, segundo o ICVA (Índice Cielo de Varejo).

    Além de motivo de celebração, o Dia das Mães volta atenção da sociedade para as jornadas múltiplas das mulheres, que conciliam a vida pessoal e profissional. Muitas delas entendem a escolha de construir seu próprio negócio como uma solução que proporciona independência financeira e flexibilidade de tempo como os principais benefícios da opção, conforme resultado apontado pela pesquisa PME-Empreendedoras, realizada pela Serasa Experian.

    A busca por soluções voltadas para integração e otimização do tempo são vistas como aliadas para as mulheres construírem um negócio de sucesso. Além disso, assim como em qualquer jornada empreendedora, a rede de apoio é fundamental para o incentivo e aprendizado ao longo do processo.

    Nesse contexto, aproveitando o ensejo do dia das mães, a Cielo aproveita o fato de ser uma marca referência no setor de meios de pagamento que disponibiliza com iniciativas e soluções para apoiar o empreendedorismo feminino e lista algumas dicas para fortalecer os negócios liderados por mulheres.

    1 – Crie uma rede de contatos de mulheres

    Não há ninguém melhor do que as próprias mulheres para entender os desafios do empreendedorismo feminino, e por isso, a criação de um grupo de apoio e troca é fundamental. Para isso, há diversas formas de expandir a rede de contatos, seja presencialmente, em encontros e eventos, ou online, nas redes sociais e plataformas dedicadas aos temas de interesse. A Comunidade Negócios em Movimento, da Cielo, por exemplo, disponibiliza diversos conteúdos relacionados ao uso de dados, finanças e aumento de vendas, bem como canais de benefícios para tirar dúvidas e descontos em cursos. Sendo um espaço de aprendizado mútuo, a comunidade é aberta para todos que desejam postar e compartilhar seus conhecimentos e experiências. Além de profissionais que também fazem parte da jornada empreendedora, o relacionamento com familiares e amigas também são trocas que contribuem para o sucesso.

    2 – Invista continuamente em educação

    Assim como em qualquer outra carreira, o conhecimento é parte fundamental para construção de um negócio de sucesso. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que as mulheres já representam a maioria nas instituições de ensino e o maior grupo com diploma universitário, quando comparado ao dos homens. Além disso, a pesquisa apontou que o público feminino tem uma taxa de frequência escolar mais alta do que o masculino. 

    Nesse sentido, o investimento em educação deve se manter constante ao longo da jornada empreendedora. Cursos, palestras, workshops, vídeo aulas, entre outros formatos, colaboram para a aquisição de novos aprendizados, aprimoramento de habilidades e atualização de tendências do mercado

    3 – Considere a tecnologia uma aliada 

    Aliada ao empreendedorismo, a tecnologia sempre teve um papel importante para os negócios. A aplicação de inovações e ferramentas digitais são essenciais, principalmente na automatização e condução de processos, oferecendo às mulheres empreendedoras ganho de tempo para se dedicarem a tarefas mais complexas e também conciliar a vida profissional e pessoal que, em muitos casos, envolvem jornadas duplas ou triplas.

    Nesse sentido, a escolha do melhor parceiro para a gestão e meios de pagamento pode otimizar ainda mais o tempo, além de oferecer segurança e inteligência de dados para a melhor tomada de decisão. A melhor solução é aquela que oferece mais segurança, solidez e diversidade de formas de pagamento como Pix, QR Code e pagamentos por aproximação. O número de bandeiras de cartão e de formas de parcelamento também devem ser considerados, com soluções agregadas que ajudem a melhorar as vendas, finanças e a gestão do negócio.

    4 – Tome cuidado com a Síndrome da Impostora

    A Síndrome da Impostora é uma condição psicológica caracterizada pela falta de confiança e pela sensação de não ser merecedor do sucesso alcançado. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae, em 2023, mostrou que os homens tendem a ser mais autoconfiantes do que as mulheres na maioria das vezes. Já um estudo conduzido pela Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, apontou que cerca de 70% das mulheres em cargos executivos relataram sentir-se como impostoras no ambiente de trabalho. Paralelamente, a consultoria de gestão KPMG descobriu, em 2020, que 75% das mulheres no mercado de trabalho sofrem com a síndrome da impostora, o que afeta significativamente sua confiança.

    Muitas mulheres, independentemente de seus esforços e méritos pessoais, podem acreditar que não possuem as qualificações necessárias para obter êxito em suas empreitadas. Sendo assim, é crucial a atenção para essa questão. Entre as estratégias eficazes para lidar com a Síndrome da Impostora estão a criação de uma rede de apoio sólida e o investimento em capacitação. Ambas alternativas colaboram para construção da confiança em meio ao processo de empreender.

    5 – Aposte na sua vocação e defina metas realistas

    Por último, o autoconhecimento é uma forma de começar a empreender, já que habilidades e gostos pessoais também podem se transformar em um negócio. A pesquisa PME-Empreendedoras, realizada pela Serasa Experian, identificou que 35% das mulheres que empreendem no Brasil se classificam como “Empreendedora por Vocação”. 

    Além de apostar em algum talento para criar um negócio de sucesso, é importante estabelecer metas ao longo da jornada empreendedora que possam auxiliar na manutenção e avaliação dos resultados e retorno financeiro. Os objetivos podem abranger limites variados de curto, médio e longo prazo. Contudo, o importante dessa prática é considerar resultados realistas, que levem em consideração a rotina e o momento pessoal e profissional de todos os envolvidos no empreendimento.

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