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    Mulheres ainda buscam autonomia profissional por meio do empreendedorismo, aponta pesquisa da Nuvemshop

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    Fontes alternativas de renda e mais tempo com a família também estão entre as motivações das mulheres empreendedoras do varejo online

    Mais da metade das pequenas e médias empresas do varejo online são administradas por mulheres e 57% delas começaram a empreender online graças ao desejo de ter um negócio próprio e maior autonomia profissional. Outras 40% desejaram criar fontes alternativas de renda; e 22% ter mais tempo livre com as pessoas amadas. É o que aponta a pesquisa NuvemCommerce, estudo anual sobre o e-commerce e o empreendedor brasileiro no ambiente digital, realizado pela Nuvemshop, plataforma para criação de lojas virtuais.

    “As PMEs são essenciais para a economia brasileira e mais da metade delas é liderada por mulheres. A representatividade feminina no empreendedorismo online, bem como os resultados alcançados, demonstram a importância de reduzirmos as barreiras e construirmos as pontes necessárias para os negócios femininos crescerem ainda mais em 2024. Por isso, investimos continuamente em soluções tecnológicas robustas e acessíveis, além de conteúdo educacional para fortalecer os empreendedores e empreendedoras no Brasil”, afirma Marcela Orlandi, gerente sênior de sucesso do cliente na Nuvemshop. 

    A pesquisa ainda revela as melhorias conquistadas pelas mulheres por meio do empreendedorismo: 47,5% delas se sentem desafiadas e satisfeitas com a carreira; 27% têm mais tempo para atividades pessoais; e 25,5% conseguem maior renda mensal com o varejo online. 

    Um exemplo dessa conquista é a loja de roupas AMD Modas, criada pela Amanda Santos. A loja utiliza os serviços da Nuvemshop Next, unidade de negócio da empresa focada em lojistas que faturam acima de 100 mil reais mensais e que buscam escalar seus negócios rapidamente. A empreendedora demorou quase dez anos até conseguir alcançar o sucesso profissional que tanto sonhou. “Abrir minha loja foi um desafio, passei por duas falências e quase desisti, achei que o empreendedorismo não era para mim. Mas depois de muita determinação e planejamento, consegui abrir meu próprio negócio online e hoje faturo cerca de R$ 800 mil com peças inclusivas”, relata Amanda. “O empreendedorismo foi fundamental para que eu pudesse alcançar mais autonomia e independência financeira”, finaliza a lojista. 

    Perfil da empreendedora online

    O estudo NuvemCommerce também traça o perfil das empreendedoras online e aponta que a faixa etária varia bastante entre a jovem e a adulta: 17% das respondentes têm entre 35 e 39 anos; 16% entre 25 e 29 anos; 15% entre 30 e 34 anos; e 15% entre 18 e 24 anos. 

    Em relação à escolaridade, 39% das lojistas que possuem loja virtual têm o Ensino Superior completo; 27% Ensino Médio completo; e cerca de 15% são pós-graduadas, seja lato sensu ou stricto sensu. 

    Os segmentos que lideram os negócios femininos são: Moda e Vestuário (35%); Artesanato (12,5%); Acessórios (10%); e Saúde e Beleza (9,5%). Já sobre a região em que residem, aproximadamente 59% das entrevistadas estão localizadas na região Sudeste do país; 17% na região Sul; 14% no Nordeste; 8% estão no Centro-Oeste; e 2% no Norte.

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