Inspirada nas preferências dos brasileiros no e-commerce, solução já resgatou mais de 1,6 milhão de carrinhos de compra ‘esquecidos’
Uma trajetória de compra fluida e sem ruídos é tão importante para a jornada do cliente que vira trending topic em inúmeros eventos e fóruns de varejo e e-commerce. O que acontece é que, quando um usuário tem uma boa experiência online, as chances de ele voltar a comprar de determinado site, ou até mesmo indicá-lo, aumentam. Por isso é que os comércios eletrônicos valorizam tanto a discussão.
No cenário do Brasil, em que 61% dos consumidores afirmam preferir comprar pela internet e 78% são consumidores mensais, segundo uma pesquisa da Octadesk em parceria com a Opinion Box, ter uma plataforma robusta faz toda a diferença para se destacar no e-commerce, da vitrine ao checkout. Foi pensando nas preferências dos usuários brasileiros que surgiu o Checkout Transparente, da Yampi, empresa especializada em soluções para o e-commerce, que já conseguiu recuperar mais de R$ 1 bi em compras graças à recuperação de carrinho abandonado.
Por mês, a empresa estima que recupera cerca de 150 mil carrinhos de compra com a ferramenta, apelidada de “Checkout Tropicalizado” pela inspiração nacional. “O Checkout da Yampi foi pensado para ser mais fluido para o consumidor brasileiro, ao simplificar o fluxo de pagamento, reduzindo o número de passos e permitindo que a compra seja finalizada dentro da página da loja. Assim, o usuário não precisa ser redirecionado à plataforma do banco para concluí-la. Tudo isso colabora para haver menos desistências”, comenta Lucas Colette, CEO e fundador da Yampi.
Por que se preocupar com o checkout?
É justamente na hora de finalizar a compra que muita gente abandona seus carrinhos. Outra pesquisa da Opinion Box apontou que 78% dos consumidores online têm o hábito de abandonar o carrinho, sendo que os principais motivos desse abandono são a insegurança em compartilhar dados do cartão e os fretes altos.
“O que acontece no nosso checkout é que o lojista ativa um envio automático de e-mail aos clientes que não finalizaram a compra, lembrando-os de voltar à loja virtual. A taxa de conversão dessa ativação beira os 13% e os lojistas têm a opção de oferecer cupons de desconto na mensagem, o que atrai ainda mais os consumidores a retornar”, revela Colette.
Alguns sites oferecem a etapa do checkout em outra aba, ou então com um layout diferenciado da linguagem visual da marca que estão comprando, o que pode afastar os clientes e fazê-los duvidar da autenticidade da compra. Ao experienciar toda a jornada em uma única tacada, os usuários se sentem mais seguros. “Todos os dias, diversos sites são criados, e alguns destes com intuito fraudulento. Garantir que o consumidor sinta-se seguro enquanto estiver navegando online tornou-se imperioso”, finaliza o executivo.