More

    Micros e pequenas empresas são as que mais investem em tecnologia no Brasil

    spot_imgspot_img

    Pesquisa realizada pela Cortex, empresa de Inteligência de Vendas B2B na América Latina, mostrou que as micro e pequenas empresas representam 82% dos negócios que mais adotam tecnologias para auxiliar o crescimento do negócio. O estudo analisou 1,2 milhão de empresas e monitorou cerca de 10 mil ferramentas tecnológicas. Entre as categorias analisadas estão Cloud Providers, Business Email Hosting, CRM, Marketing Automation, AI Services, Blog, E-commerce, Security, entre outros.

    De todas as empresas analisadas, 295 mil foram apontadas com alto índice de adoção tecnológica. Desse total, 68,6% são microempresas; 15,1% são grandes; 13,4% são de pequeno e 2,8% de médio porte. Os números indicam o quanto as empresas menores têm inserido tecnologias para facilitar e otimizar suas demandas diárias.

    A análise também mapeou os setores que mais investem em tecnologia. Varejo e Serviços ficaram na frente, seguidos de Financeiro, Indústria e Logística. No setor de varejo, líder em adoção tecnológica, o comércio de vestuário e acessórios, produtos alimentícios e produtos farmacêuticos são os que mais se destacam.

    O Diretor de Inovação da Cortex, Marvin Fiori, explica que a transformação digital já não é mais um diferencial competitivo, mas uma necessidade: “O investimento em tecnologia precisa fazer parte da estratégia de qualquer companhia para que ela possa evoluir e se destacar. Para além do benefício de facilitar processos e otimizar o tempo, a tecnologia, junto à inteligência de dados, também é uma excelente fonte de insights e apoio às tomadas de decisões estratégicas para o negócio”.

    O estudo da Cortex mapeou também as principais soluções de tecnologias utilizadas pelas empresas no Brasil. Para e-commerce, por exemplo, temos Shopify, Loja Integrada e Wix. Já para comunicação, as mais usadas são Microsoft Teams, Slack e Zoom. Mas quando o assunto é produtividade e colaboração, o top 3 fica com GSuite, Office 365 e Zoho. Para provedor Cloud, temos Amazon AWS, Locaweb e Google Cloud. Para segurança, o ranking fica com Symantec, Mcafee e TrendMicro.

    Recentes

    Quer receber mais conteúdos como esse?

    Você pode gostar