Mais

    Estoque Inteligente: alcance o controle total e impulsione seus resultados no varejo

    spot_imgspot_img

    Sistema de ERP permite visualização geral do estoque, ajudando empreendedores nas escolhas mais assertivas para a definição das ofertas

    Um dos principais desafios do varejo é realizar um bom gerenciamento de estoque, entretanto, apenas 38% dos varejistas investem em um sistema de gestão para essa demanda, segundo o Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) de Logística. Trata-se de uma oportunidade de se destacar dos concorrentes e criar novas possibilidades de vendas.

    Ao utilizar a tecnologia de gestão, é possível visualizar os produtos disponíveis em estoque e, assim, criar ações promocionais mais certeiras, principalmente em datas comemorativas com maior volume de vendas. “A gestão dos estoques é uma vantagem competitiva e decisiva para os resultados de qualquer negócio. É possível mapear o tempo de inatividade do estoque e ainda escolher itens para trabalhar com promoções e até queimas de estoque, o que atrai bastante público”, ressalta Juliano Mortari, CEO da VarejOnline, empresa especializada em tecnologia para gestão de lojas, franquias e pontos de venda (PDV).

    Outra estratégia apontada pelo especialista é identificar a cobertura de estoque a partir da relação entre saldo em estoque e média de vendas (peças vendidas/número de dias do período desejado). Você pode ter esse dado a partir de relatórios dentro de uma ferramenta de ERP, como a da VarejOnline, já com uma análise completa, ou calcular a partir da fórmula: número de peças do estoque dividido pela média de vendas, assim, você obtém um parâmetro para as próximas vendas e tem um planejamento mais satisfatório.

    “Lojistas que unem tecnologia à expertise de vendas conseguem criar estratégias mais adequadas à necessidade do seu público e assim alcançar melhores resultados de venda em qualquer oportunidade de data para o comércio”, garante Mortari.

    Mapear o estoque também ajuda na prevenção de fraudes e permite uma visão ampla do seu negócio. Com essa tecnologia é possível entender o que vende mais e o que vende menos, quais produtos estão parados e assim fazer uma ação direcionada, além de encontrar quais produtos são sazonais, dessa forma, é possível preparar o estoque em determinadas épocas do ano.

    Em Alta

    Quer receber mais conteúdos como esse?

    Você pode gostar