‘GfK Consumer Life’ faz uma análise detalhada do que esperar do consumidor nos próximos anos, levando em conta tudo que aconteceu nos últimos anos
Os últimos anos acentuaram o valor das tendências. A pandemia apontou a necessidade de um embasamento sólido em insights dos consumidores, uma espécie de “luz guia” para adaptação a tempos imprevisíveis. como os consumidores estão reagindo a essa constante mudança? A maioria deles está caminhando na onda da esperança de que isso os leve a um amanhã melhor. O otimismo cede lugar a uma postura mais prudente sobre o futuro.
A GfK acompanha cada passo do mercado e dos consumidores e por meio do estudo GfK Consumer Life faz uma análise detalhada do que esperar deste público nos próximos anos, levando em conta tudo que aconteceu nos últimos anos. “As crises não apagam tendências pré-existentes, mas influenciam em novas trajetórias, e as transformações culturais e sociais ajudam as marcas a se reinventarem para o novo futuro e precisamos ter em mente que em cinco anos, o grande poder de compra estará nas mão da Geração Z”, declara Felipe Mendes, diretor-geral da GfK para América Latina.
Dentro deste contexto, o estudo GfK Consumer Life aponta três grandes tendências, que precisam ser levadas em conta nas tomadas de decisões das marcas:
#1 — Segurança
No topo das tendências mundiais desde antes de 2020, a segurança é algo que os consumidores buscam não só em relação a sua saúde e bem-estar, mas também com relação às ameaças virtuais e físicas.
#2 — Consciência ecológica
Recém-chegada na segunda posição das tendências de comportamento do consumidor, a consciência ecológica está atrelada cada com a percepção que as mudanças climáticas que acontecem são muito graves. Essa é a visão de 71% das pessoas no mundo.
#3 — Consumo consciente
Após a pandemia, os consumidores ficaram mais criteriosos, na busca por produtos e serviços de alta qualidade, e que estejam de acordo com a suas necessidades.
Essas tendências vão ao encontro das mudanças de valores da sociedade também impactam diretamente o modo de consumir. As marcas que estão conectadas com o seu público sabem que entender os valores que se destacam a cada geração podem ajudar a definir inovações, mensagens e até o portfólio de produtos e serviços.
“Desde 2014, o principal valor que os brasileiros honram é a honestidade. Isso já diz muito sobre a visão que o consumidor terá de uma marca e um produto ou serviço. Se não houver transparência nessa relação, há uma grande chance uma ruptura de imagem, gerando perdas expressivas para os negócios”, explica Mendes.
Os valores fundamentais tendem a permanecer relativamente consistentes, mas eles evoluem e se manifestam de novas maneiras, ajudam a entender nuances de comportamento além da demografia, cultura e outros fatores e podem informar estratégia de produto, mensagens, posicionamento da marca e muito mais. As tendências são consequência das mudanças de valores e essa união de percepções precisam ser os guias nas tomadas de decisão de um negócio.