More

    Conheça a startup que está por trás dos primeiros supermercados autônomos do país

    spot_imgspot_img

    Ecossistema de inovação OasisLab fez a conexão entre o Grupo Muffato e a startup portuguesa Sensei

    venida República Argentina, 1505, bairro Água Verde, Curitiba. É nesse endereço da capital do Paraná onde se encontra o primeiro supermercado 100% autônomo do Brasil e da América Latina. Isto é, o cliente, antes de entrar na loja, realiza autenticação no aplicativo oficial, faz as suas compras, registrando os produtos que escolheu, e depois a conta é debitada pelo cartão do crédito.

    Para que todo esse avanço tecnológico opere plenamente e para que toda essa sofisticação se traduza em eficiência e satisfação, há todo um trabalho e estrutura por trás. Por sinal, desenvolvimento e suporte que tendem a se tornar cada vez mais disponíveis para as empresas do varejo.

    Nessa ponte, existem ecossistemas de inovação como a OasisLab, por exemplo, responsável por conectar o Grupo Muffato, dono desse primeiro supermercado autônomo do país, com a Sensei, startup de Portugal.

    A OasisLab, com sede em São Paulo, é um hub de inovação voltado ao varejo, e a Sensei, especializada em soluções de lojas autônomas. Dessa dobradinha, depois transformada em triangulação com o Muffato, nasceu o projeto.

    Segundo o sócio da OasisLab, Hélio Biagi, a aproximação entre Sensei e Muffato, intermediada pelo ecossistema de inovação, iniciou em 2019. “Feita essa aproximação, começou-se a estudar, então, uma solução de supermercado autônomo que melhor atendesse o perfil do consumidor brasileiro”, ressalta o executivo.

    “Diariamente, estamos atentos ao que acontece de novo no Brasil e no mundo, inclusive por meio de nossos representantes na Europa e Estados Unidos, e prospectamos startups, realizamos parcerias e procuramos nos atualizar para que possamos trazer o melhor para o mercado brasileiro”, afirma Biagi.

    Atuação internacional

    A conexão com a portuguesa Sensei foi proporcionada pela Beautiful Brain Retail (BBR), ainda em 2019, através de seu fundador, Igor Paparoto, cuja atuação está ligada ao desenvolvimento de negócios/mercados para startups entre o Brasil e Europa. “Identificamos a solução de lojas autônomas da Sensei como uma grande oportunidade para o varejo brasileiro, pelo seu custo mais acessível e pela possibilidade de coleta de dados para gerar inteligência para o negócio”, explica o executivo.

    Também faz parte dessa iniciativa a RenovRetail, de tecnologia da informação com soluções voltadas ao varejo e responsável por dar todo o suporte técnico necessário para a implementação da solução no Brasil. Ela desenvolveu as integrações definindo o sortimento, formação de preços, promoções e o APP de pagamento praticados na loja autônoma. Segundo Álvaro Farana, diretor-geral da empresa, as implementações com todos seus produtos já integrados nativamente tornam as compras muito mais rápidas e seguras. “Apoiaremos com todo nosso conhecimento e experiência de varejo no âmbito de processos e produtos inovadores. Isso é só o início do que estamos preparando para o mercado da América Latina”.

    Esse consórcio formado pelas empresas OasisLab/ Beautiful Brain Retail /RenovRetail irá representar e comercializar essa solução Sensei para toda a América Latina, assim como fez com o grupo Muffato.

    Na avaliação de Hélio Biagi, o conceito de supermercados autônomos em breve deixará de ser tendência para se consolidar como realidade. “Acreditamos que esse conceito deverá crescer no mercado nacional, principalmente em alguns locais propícios a instalações de redes de conveniência, e o varejo, o físico e o digital estarão cada vez mais próximos, se complementando e proporcionando ao consumidor uma experiência híbrida e de maior eficiência”, aponta.


    Recentes

    Quer receber mais conteúdos como esse?

    Você pode gostar