Novo sistema avalia custos e concorrência para apoiar o segmento do varejo brasileiro em um de seus grandes desafios
A TOTVS apresentou dois novos produtos para atender ao público de varejo supermercadista. Unindo a expertise de atuação no segmento e a TOTVS Carol, plataforma de dados e Inteligência Artificial (IA) da companhia, o TOTVS Varejo Supermercados Pricing Insights é uma solução que possibilita uma precificação mais inteligente, facilitando este processo e garantindo uma margem de lucro competitiva.
A ferramenta possui algoritmos treinados por machine learning, que têm a capacidade de analisar uma grande quantidade de dados proprietários e de mercado, possibilitando definir de forma mais inteligente os preços de cada item comercializado. O novo sistema avalia custos e concorrência, além de gerar preços dinâmicos com base em simulações a partir de cenários personalizados. A solução SaaS (software as a service) possui integração nativa com o TOTVS Varejo Supermercados – Linha Consinco, sistema de gestão especializado para as demandas operacionais e administrativas do varejo supermercadista.
“Nós atendemos centenas de clientes, entre supermercados e atacarejos, de todos os portes e em todo o país. Com esse amplo conhecimento e troca de experiências, sabemos que a precificação é um desafio comum no setor. Pensando nisso, desenvolvemos uma solução que une conhecimento especializado e Inteligência Artificial para uma estratégia orientada por dados, a fim de apoiar e potencializar a atuação dos nossos clientes, garantindo maior rentabilidade e competitividade para os negócios”, ressalta João Alberto Giaccomassi, diretor de Varejo Supermercados da TOTVS.
A companhia também apresenta outra novidade ao varejo supermercadista. O app Minha Gestão de Lojas é um aplicativo que visa a gestão eficiente do controle de estoque e monitoramento do comportamento de vendas com o objetivo de evitar excessos e rupturas, reduzindo o custo da operação. A ferramenta monitora a saída de produtos e a reposição nas prateleiras, envia notificações diárias sobre produtos em excesso, pendências de venda e possíveis rupturas, utilizando realidade aumentada para auditoria de preços e eliminando a divergência de dados.
“Este é um aplicativo que gera insights e sugestões de tarefas com base no comportamento médio dos itens. Com base nas informações do ERP, o sistema se ajusta automaticamente às mudanças de vendas e estoque ao longo do tempo, mantendo uma operação otimizada”, reforça o executivo.
As novas soluções serão apresentadas com mais detalhes na ABRAS 23’ – Food Retail Future, evento que acontece nos dias 18 e 19 de setembro, no Royal Palm Plaza Resort, em Campinas – SP.