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    Do branding ao ponto de venda, como a marca influencia o consumo

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    Marca influencia o consumo de cerca de 50% dos consumidores a partir do ambiente e da apresentação dos produtos

    O ponto de venda não é apenas um espaço para expor produtos, mas sim uma forma de trabalhar as identidades visual e verbal da marca com o objetivo de criar experiências memoráveis. Para alcançar esse objetivo, segundo Hugo Rafael, sócio e vice-presidente de experiência na agência anacouto, é preciso ir além do básico e criar uma estratégia que envolva quatro itens: relevância, diferenciação, propriedade e consistência.

    “Cada um desses pilares é fundamental para garantir que a marca não passe despercebida. Experiências que ficam na memória são aquelas que valem o tempo que o usuário investe”, afirma o executivo.

    Segundo a Nielsen, empresa global de pesquisa de mercado e análise de dados, cerca de 70% das decisões de compra são tomadas no ponto de venda. Além disso, 50% dos consumidores são influenciados diretamente pelo ambiente e a apresentação dos produtos.

    “No ponto de venda, ser educativo ajuda o consumidor a entender os diferenciais dos produtos, facilitando a comparação e a decisão. E, muitas vezes, essa abordagem também se conecta mais emocionalmente ao produto e à marca, fazendo toda a diferença na experiência do cliente”, garante Hugo Rafael. A seguir, confirma quatro pontos que devem ser levados em consideração para destacar uma marca no ponto de venda.

    Relevância

    A marca deve conquistar o público à primeira vista. No mercado ultra-competitivo de hoje em dia, ser relevante é fundamental, e marcas e lojas devem investir em um layout que dialogue diretamente com o público-alvo. cada detalhe deve ser pensado para atrair a atenção e despertar o interesse imediato dos consumidores. Compreender profundamente as necessidades e desejos dos clientes não só atrai consumidores, mas também cria uma conexão emocional que os faz voltar sempre.

    Diferenciação

    A marca influencia o consumo caso se destaque entre as outras: o segredo para se sobressair em um mercado saturado é ser diferente. Criar uma experiência única e inesquecível no ponto de venda faz com que os clientes sintam que estão em um lugar especial. Ser criativo na ambientação, no atendimento e até na forma como os produtos são apresentados é fundamental para que a marca se destaque entre as concorrentes. No cenário atual, ser diferente não é uma opção, é uma necessidade. A personalização e a inovação são ferramentas poderosas para criar momentos de marca memoráveis.

    Propriedade

    O ponto de venda deve ser um reflexo da marca e uma extensão viva dos valores da empresa. É importante ser consistente na comunicação das promessas da marca, e garantir que cada detalhe do ponto de venda reflita a essência do produto. Ao criar uma conexão emocional forte entre o consumidor e a marca, a lealdade é fortalecida e o negócio é lembrado por muito mais tempo. A propriedade de marca se constrói através da repetição e da consistência em cada ponto de contato com o cliente.

    Consistência

    A marca influencia o consumo se mantiver a qualidade e a experiência sempre no topo, independente do produto. Nada destrói a confiança mais rapidamente do que a falta de consistência. É crucial garantir que cada visita ao ponto de venda proporcione a mesma qualidade de serviço e uma experiência igualmente positiva. Desde a organização dos produtos até a postura dos colaboradores, é importante manter um padrão de excelência. Quando os clientes sabem o que esperar, eles se sentem seguros e valorizados, o que aumenta a lealdade e a repercussão positiva.

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