Rodrigo Garcia, CEO da Petina Soluções Digitais, comenta que é necessário planejamento e lista algumas dicas para os comerciantes do varejo
O Dia dos Pais é a quarta data mais esperada pelos lojistas – afinal, ninguém quer deixar seu pai sem um “mimo especial” nesse dia. Com isso, é necessário preparar as vendas para o período. Segundo a pesquisa recente da Wake em parceria com a Opinion Box, realizada com 1.123 pessoas, 64,4% dos entrevistados pretendem presentear nesta data, 36,5% devem fazer as compras na semana da data, enquanto 24,7% preferem escolher o produto com duas semanas de antecedência.
Com a pandemia, nos anos anteriores a maioria dos clientes recorreu ao digital, e houve um grande crescimento nas vendas pela internet. Atualmente, mesmo com o comércio físico em pleno funcionamento, muitos consumidores ainda preferem adquirir seus produtos pela internet e via marketplaces em bandeiras conhecidas como Americanas, Magalu e Mercado Livre. “O comprador opta pelo online, pois além da comodidade, conseguem obter descontos exclusivos e evitam as aglomerações nas lojas físicas”, avalia Rodrigo Garcia, diretor executivo da Petina Soluções em Negócios Digitais – startup de performance de marketplaces nacionais e internacionais.
Ele alerta que os comerciantes têm que se planejar para a data com semanas de antecedência. “Com o aumento da procura, é preciso haver uma gestão eficiente, para que não ocorra problemas nas vendas nestes períodos de fluxo mais intenso, como o Dia dos Pais”, recomenda ele.
Pensando nisso, Garcia lista algumas apostas “certeiras” para a data:
1- Promoções especiais
É importante já entrar no mês de agosto com descontos promocionais, pois muitos consumidores esperam o Dia dos Pais se aproximar para garantir um preço mais baixo que no mês de julho. “Já começar o mês dos pais com diversos descontos chama a atenção dos compradores para adquirirem mais rápido os produtos, e garantirem o presente da data, que já está bem próxima”, aconselha o executivo.
2- Itens com entregas rápidas
Com a data comemorativa em vista, as vendas aumentam e é necessário que a distribuição dos produtos seja rápida para não haver atrasos nas entregas.
“Colocar as mercadorias no fullfilment traz uma melhor experiência para o cliente, do ponto de vista do comprador. Do lado do vendedor, é preciso garantir maior agilidade na distribuição de produtos e em cada etapa da logística”, explica Garcia.
3 – Produtos “cobiçados”
Em toda data especial existem os produtos “queridinhos”, segundo Garcia. “São itens que têm maior tendência de procura naquele período, e o que chama a atenção do cliente pode ser a qualidade ou o preço, por exemplo”, acrescenta.
Segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) sobre o Dia dos Pais, produtos como Cosméticos e Higiene Pessoal e Óticas e Joalherias, com altas de 18,1% e 14,2%, outros itens que tiveram destaques foram Vestuário com um aumento de 9,6%, Livrarias, papelarias e afins tiveram uma alta de 8,4% e Varejo alimentício especializado teve somente um aumento de 3,3%.
4 – Kits de presentes
Investir em kits com lembranças para a data, que podem ser personalizadas, é uma boa opção. “Nesse tipo de produto podem ser incluídas algumas mercadorias que provavelmente seriam compradas juntas se vendidas de forma unitária, mas que têm apelo para o consumidor por estarem com uma montagem especial”, ensina.
“Procure mostrar as vantagens do combo que está oferecendo, quais os diferenciais dos itens que os compõem, e que com certeza os pais de muitos consumidores precisam, e qual a vantagem financeira de comprar aquele kit”, finaliza Garcia.