Depois de anunciar o fechamento de mais de metade de suas lojas no Brasil, Rede Dia entra com pedido de recuperação judicial
No Brasil desde 2001, a rede espanhola de supermercados Dia parece estar se despedindo definitivamente dos seus momentos de apogeu no território brasileiro.
No último dia 14/03, o varejo anunciou o fechamento de 343 de suas pouco menos de 600 lojas no país para passar a se concentrar apenas em sua operação no estado de São Paulo.
Como pano de fundo pano de fundo deste movimento, ao qual se somou o fechamento de três centros de distribuição, esteve um prejuízo de 154 milhões de euros em sua operação brasileira em 2023.
Uma semana depois do anúncio de fechamento de pontos, o Dia anunciou o seu pedido de recuperação judicial com dívidas que somam quase R$ 1,1 bilhão.
Ao fazer esta solicitação, a rede pediu, entre outras coisas, permissão para alienar bens e equipamentos de seu ativo não circulante das lojas recém-encerradas, o Dia afirmou que a aprovação da recuperação judicial é fundamental para a viabilidade daquilo que restou de sua operação no Brasil.
Caso tenha a aprovação deferida, o grupose comprometeu a apresentar um plano dentro do prazo de 60 dias.