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    Com varejista no topo das empresas mais valiosas da América Latina, INVA supera o Ibovespa

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    Varejista especializada no e-commerce, Mercado Livre supera a Petrobrás e puxa alta do índice que mede desempenho das ações do varejo listadas na Bolsa

    Depois de ter tido um mês de julho favorável, o Ibovespa – principal índice da Bolsa de Valores Brasileira, inicou os primeiros dias de agosto com uma variação negativa de 1,29%.

    De acordo com analistas do mercado, o resultado da última semana se deu majoritariamente por movimentações do sistema financeiro internacional, notadamente a aversão global criada pela expectativa pe recessão nos Estados Unidos.

    O clima negativo, porém, não foi acompanhado em sua íntegra pelas 26 empresas varejistas listadas na bolsa – já que 17 delas terminaram o período de análise com variação neutra ou positiva, resultando em uma valorização tímida de 0,68% do INVA.

    Entre todas os tickers varejistas, o do Mercado Livre é, sem dúvida, aquele que merece mais destaque. Isso porque, na última sexta-feira, a empresa ultrapassou a Petrobrás no âmbito do valor de mercado e se tornou a companhia mais valiosa da América Latina.

    Com base na cotação de suas ações, a empresa de e-commerce agora vale US$ 90 bilhões, cerca de R$ 515,1 bilhões, contra US$ 83,1 bilhões (R$ 475,6 bilhões) da Petrobrás.

    A notícia, aliás, aumentou a percepção do mercado sobre a solidez do Mercado Livre. Afinal, do ‘anúncio’ para cá, a ação unitária da empresa se valorizou 10,52%.

    Assim como no acumulado do mês de julho, o destaque semanal do último levantamento do after.lab destacou a nova onda de desvalorização da ação das Casas Bahia – movimento que demonstra uma volta ‘à estaca zero’ da percepção do mercado após um fôlego de esperança gerado pelo anúncio de acordo para recuperação extrajudicial há cerca de três meses.

    O INVA

    INVA é o índice criado pelo grupo Nhm para medir movimentações nas ações do segmento varejista listadas em Bolsa. Sua ideia é proporcionar uma leitura sobre o desempenho das operações relacionadas ao varejo que abriram capital e usam o pregão do Ibovespa para conquistar investidores e alavancarem seus negócios.

    A metodologia do estudo reúne as movimentações diárias dos índices de fechamento de cada ação para criar uma média, o INVA – número médio medido entre a variação das 26 empresas selecionadas, que é comparado com o índice do Ibovespa gerando gráficos para a checagem do comportamento do varejo em relação à movimentação do mercado em geral, regulando os índices de forma a perceber variações em tempo real.

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