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    Assaí, Americanas e Magazine Luiza são as marcas de varejo mais reconhecidas por brasileiros, mas Shopee é quem conquista os corações dos consumidores 

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    Ao analisar as marcas de varejo do Brasil, levantamento apontou que plataformas exclusivamente e-commerce têm maior índice de satisfação e despertam conexão emocional com consumidores, ao passo que marcas com lojas físicas são mais lembradas espontaneamente

    A pesquisa Branding Brasil, realizada pela agência anacouto, em parceria com a Painel Tap, apontou quais as marcas de varejo em atuação no país mais lembradas pelos consumidores e detalhou a relação deles com diferentes categorias do segmento. O Assaí Atacadista é a marca mais lembrada pelos consumidores brasileiros, com 22% de representatividade, concluiu o estudo. Americanas, Magazine Luiza e Carrefour aparecem na segunda colocação, com 15% cada. Casas Bahia, C&A, Riachuelo, Renner, Extra e Pão De Açúcar completam o top 10.

    O levantamento foi realizado entre julho e agosto de 2024, em duas etapas que levaram em conta respostas de 2.520 participantes. A primeira etapa da pesquisa levantou as 20 marcas de varejo mais lembradas pelos brasileiros. Já a segunda parte avaliou o poder e relevância de cada marca. Para a realização do estudo, a agência anacouto usou o Valometry, sua ferramenta para gestão de valor que traz visibilidade de ações e resultados, medindo de forma integrada métricas de marca, negócio e comunicação.

    As 20 marcas de varejomais lembradas pelos brasileiros foram divididas em quatro categorias: supermercados, magazines, magazines de moda e e-commerce. Foram incluídas na categoria e-commerce as varejistas que atuam somente na internet, ou seja, não possuem lojas físicas. O domínio dos supermercados e magazines no imaginário dos consumidores é justificado: o levantamento aponta que produtos de consumo imediato são comprados preferencialmente em lojas físicas, enquanto itens de maior valor são adquiridos por meio de diferentes canais, como o site da marca. “Varejistas que vendem produtos do dia a dia continuam sendo as marcas mais presentes na mente do consumidor. A Americanas, apesar dos problemas enfrentados nos últimos tempos, continua no imaginário dos brasileiros”, avalia Ana Couto, CEO da agência anacouto e da plataforma de conteúdo e aprendizagem LAJE. 

    Quais as marcas de comércio varejista que você se lembra?

    Amazon, Mercado Livre e Shopee aparecem na 11ª, 12ª e 13ª posição respectivamente. Os marketplaces digitais representam uma mudança na forma como o  brasileiro consome, e se destacam quando falamos em satisfação do cliente. Por volta de 90% dos entrevistados se sentem satisfeitos com os marketplaces, enquanto o índice de satisfação para supermercados, magazines e varejistas de moda gira em torno de 80%. “E-commerces, por oferecerem pacote de serviços e proximidade com os usuários, garantem alta fidelização e satisfação. Os marketplaces conseguem oferecer preços mais atrativos com alta conveniência, proporcionando compras através de um clique e entregas expressas no mesmo dia. Gamificação, personalização através de algoritmos e criação de comunidade também contribuem para esse resultado”, explica Ana Couto.

    Na segunda parte da pesquisa, ao aprofundar o comportamento do consumidor, detectou-se que o que mais pesa nas decisões de compra são os preços, seguido pelas marcas dos produtos. Apesar de apresentarem semelhanças, as diferentes classes sociais atribuem graus de importância distintos a esses fatores. Enquanto a classe A leva mais em conta a marca dos produtos, as classes C, D e E dão importância maior ao preço. “As condições de pagamento são menos importantes, provavelmente pelas principais opções  estarem disponíveis em praticamente todos comércios”, diz a especialista. Na categoria supermercados, as redes com atuação nacional têm menos clientes fiéis, enquanto mercados regionais como Supermercados BH e Mix Mateus se destacam por conseguirem se conectar com clientes localmente. 

    O que te ajuda a decidir qual produto comprar?

    Varejistas internacionais vêm ganhando força no varejo brasileiro, e plataformas de e-commerce possuem um alto nível de satisfação com o público. A Shopee é um dos novos grandes entrantes asiáticos, com investimento em rituais de compra e comunicação estratégica, se conectando com brasileiro de forma diferenciada. Isso aumenta sua preferência, mesmo em classes sociais mais altas, e 88% dos clientes se dizem muito satisfeitos com a plataforma. A plataforma, inclusive, é bem avaliada por todas as classes sociais, demonstrando o potencial de alcance e flexibilidade do e-commerce. A Amazon, que já está consolidada no mercado brasileiro, também possui um índice de satisfação alto, na casa de 91%. 

    Satisfação com os diferentes tipos de varejo

    Considerando todos os dados apresentados pela pesquisa, a confiança do brasileiro nas marcas de varejo segue em alta. Cerca de 78% dos participantes afirmam que o comércio varejista impulsiona o desenvolvimento econômico do Brasil, e 70% acreditam que o setor  dá orgulho para o país. Essa percepção, porém, é puxada pelas classes mais altas, o que aponta a necessidade de melhor comunicação e engajamento com classes mais baixas. Mesmo com alto impacto regional e uma sólida conexão com o público, ainda existe  espaço para fortalecer a comunicação e aumentar o sentimento de orgulho com as classes D e E.

    Levando em conta todos os tipos de comércio varejista, o quanto você concorda com cada uma das frases abaixo?

    Analisando o panorama geral, as marcas com lojas físicas têm maior lembrança espontânea dos brasileiros, ao passo que os e-commerces despertam maior conexão emocional. Supermercados têm alto reconhecimento, mas não convertem tanto na etapa de recomendação quando comparados às plataformas exclusivamente virtuais, em particular a Shopee. “Vivemos um período de transição, onde os consumidores buscam por praticidade, conexão com a marca e clareza de propósito. É um dos maiores insights do estudo”,  diz Ana Couto.

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