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    Impulsionado pela experiência de compra, varejo brasileiro deve movimentar R$ 532 bilhões em 2025

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    Segmentos de vestuário, móveis e eletroeletrônicos lideram potencial de impacto gerado pela experiência de compra

    O varejo brasileiro deve movimentar R$ 532,1 bilhões em 2025, segundo projeção do levantamento anual IPC Maps, que mede o potencial de compras das famílias em diferentes áreas da economia. O montante representa um crescimento de 11,3% em relação a 2024, confirmando a relevância da atividade comercial como motor econômico do país.

    Para André Seibel, CEO do Circuito de Compras, considerado o maior shopping popular da América Latina, o mercado mantém ritmo de expansão, com ênfase em produtos e serviços personalizados e sustentáveis, equilibrando a transformação digital com a vivência no ponto de venda.

    “Os números demonstram a resiliência dos empresários diante das adversidades. O poder de consumo diminuiu, tornando essencial a adaptação às novas realidades, seja por meio das mídias digitais, da oferta de promoções ou pela melhoria na experiência de compra nas lojas físicas”, afirma Seibel.

    Entre os segmentos, o vestuário segue como carro-chefe do país. Neste ano, a previsão é que a categoria movimente R$ 182,7 bilhões, mais de um terço de todo o potencial varejista. Na sequência aparecem móveis e artigos para o lar (R$ 113,1 bilhões), eletroeletrônicos (R$ 110 bilhões) e calçados (R$ 73,4 bilhões).

    Esse recorte evidencia como os bens de consumo duráveis e semiduráveis permanecem no radar das famílias brasileiras, especialmente em um momento de recuperação gradual da renda e do emprego. Na análise regional, São Paulo concentra a maior fatia do mercado nacional, com R$ 138,87 bilhões projetados para 2025. Em seguida aparecem Minas Gerais (R$ 55,6 bilhões), Rio de Janeiro (R$ 38 bilhões), Rio Grande do Sul (R$ 35,9 bilhões) e Paraná (R$ 34,7 bilhões).

    Com a aproximação da Black Friday e das festas de fim de ano, a expectativa é de um reforço adicional nas vendas. Tradicionalmente, esse período concentra uma das maiores parcelas do faturamento anual do comércio, reforçando a importância da experiência de compra e das estratégias de engajamento no ponto de venda para atrair consumidores cada vez mais atentos a preço, conveniência e relacionamento com as marcas.

    Com foco na formalização do microempreendedor urbano, o Circuito de Compras oferece cursos profissionalizantes em parceria com o SEBRAE e outras instituições não governamentais. Esses cursos capacitam e adaptam os empreendedores nas áreas de gestão financeira, gestão de pessoas, marketing e redes sociais, acompanhando as mudanças do mercado. Além disso, o shopping utiliza sua conta no Instagram, com mais de 400 mil seguidores, para promover lojas e boxes, estreitando ainda mais o vínculo com os clientes.

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