Companhia também possui outras iniciativas voltadas à redução do desperdício de alimentos, como a participação no Mesa Brasil, programa para o qual doou 760 toneladas de alimentos em 2024
O Grupo Pereira, um dos dez maiores varejistas do país, recebeu recentemente um reconhecimento por seu compromisso com a sustentabilidade. A Food To Save, especialista no combate ao desperdício de alimentos, destacou a empresa como uma das 20 mais engajadas de sua plataforma.
“Estamos honrados com este reconhecimento e motivados a seguir avançando em nossas iniciativas de sustentabilidade. O reaproveitamento de alimentos de qualidade são temas prioritários para nós, e continuaremos a trabalhar firmemente para fazer a diferença”, afirmou Simone Cotta, Head de Comunicação Corporativa e ESG do Grupo Pereira.
Com uma proposta inovadora, que conecta lojas e restaurantes com excedentes de produção a pessoas engajadas no consumo consciente, a Food To Save firmou parceria com as lojas dos Supermercados Comper e Fort Atacadista, em Campo Grande (MS), desde junho de 2024, salvando mais de 16 toneladas de alimentos.
“Os supermercados têm uma grande oportunidade de transformar o cenário do desperdício de alimentos, e estamos felizes por colaborar com o Grupo Pereira nessa missão. Juntos, vamos promover mudanças significativas no setor”, destaca Lucas Infante, CEO e cofundador da Food To Save.
Além de ser parceiro da Food To Save, o Grupo Pereira também desenvolve outras iniciativas para evitar o desperdício de alimentos. Dentre elas, está a participação no Mesa Brasil, programa nacional de combate à fome do SESC, do qual o Grupo Pereira participa desde 2019; somente no último ano foram doadas 760 toneladas de alimentos ao programa. Destaque-se ainda, entre as iniciativas, o reaproveitamento de itens na preparação do cardápio dos refeitórios dos funcionários.
Como funciona a Food To Save
Todas as lojas do Comper e Fort da capital sul-mato-grossense disponibilizam sacolas com produtos do setor de padaria – como pães e bolos. O cliente adquire as chamadas Sacolas Surpresa sem escolher o seu conteúdo, que depende da disponibilidade diária, optando apenas pela categoria: doce, salgada ou mista. A compra é feita exclusivamente pelo app da Food To Save, sem venda direta na loja, e as Sacolas Surpresa devem ser resgatadas nas unidades pelo cliente.
“Tanto o Comper, quanto o Fort aderiram a essa importante colaboração na luta que está se espalhando pelo Brasil com objetivo de diminuir o desperdício de alimentos no varejo, além de engajar os clientes para fazer parte desse movimento de consumo consciente, proporcionando também o acesso a bons alimentos com preços mais baixos”, comenta Simone Cotta. “Com o sucesso que estamos tendo nas lojas de Campo Grande, nossa intenção é levar a iniciativa para as outras regiões onde atuamos”.