Head of Sales da Siprocal analisa como o cruzamento entre dados do comércio físico e da publicidade digital potencializa resultados de mídia
Em um cenário onde o digital ganha cada vez mais espaço, 57% dos consumidores ainda preferem comprar presencialmente para ver, tocar e experimentar os produtos antes da decisão de compra, segundo levantamento da EY Future Consumer de 2024.
No entanto, para conectar esses dois mundos e transformar ações digitais em conversões reais no comércio físico, grandes varejistas passaram a investir em tecnologias de mensuração de impacto, como o Device ID, solução capaz de mapear, via dispositivos eletrônicos, o comportamento do consumidor e medir o quanto uma campanha online gera tráfego para pontos físicos.
“Em grandes datas como Dia das Mães, Black Friday e festas de fim de ano, por exemplo, encontramos empresas investindo em múltiplas ações de publicidade. O impacto costuma ser satisfatório quando olhamos para o digital, mas muitos podem se questionar se, de fato, é possível mensurar o resultado dessas ações diante comércio físico”, comenta Paula Freire, Head of Sales da Siprocal, empresa de tecnologia especializada em dados e publicidade digital para impactar audiências com eficiência em diferentes dispositivos.
A chave para isso está no uso de soluções tecnológicas baseadas nas práticas de microgeolocalização, que permite às marcas medir, em tempo real, a precisão das campanhas e compará-las ao fluxo de visitas às lojas físicas.
Por meio delas, empresas conseguem mensurar quantos dispositivos foram impactados por um determinado push e estiveram presentes em alguma unidade da rede. Ou ainda as taxas de reengajamento de dispositivos que passaram por uma determinada área e foram impactadas pelas ações digitais.