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    Sétimo maior varejista do país, Grupo Pereira cria seu próprio ChatGPT: o ChatGP

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    Segundo o gurpo, o ChatGP é parte de um movimento estratégico para impulsionar eficiência, segurança da informação e inovação no varejo

    O Grupo Pereira deu um passo importante em sua jornada de transformação digital com o desenvolvimento do ChatGP, sua própria ferramenta de inteligência artificial generativa. A solução foi desenvolvida com base na tecnologia do ChatGPT e adaptada para uso interno para apoiar processos, acelerar fluxos de trabalho e garantir o acesso seguro a informações institucionais. 

    “A ferramenta foi inicialmente disponibilizada a colaboradores de quatro áreas — Tecnologia, Gente & Gestão, Comunicação e Marketing — com o objetivo de validar sua usabilidade e desempenho. O engajamento surpreendeu: em apenas um mês de uso piloto, foram registradas mais de 3 mil interações”, conta Douglas Uesato, Gerente de Digital e Inovação do Grupo Pereira. 

    A versão atual funciona com um agente genérico, semelhante a outras IA generativas do mercado, mas com o diferencial de operar em um ambiente controlado, que garante maior governança e segurança da informação. As consultas vão desde tarefas como revisão de código e programação até atividades criativas, como estruturação de campanhas. 

    O ChatGP também oferece um sistema simples de feedback — com opções de “curtir” e “não curtir” — que permite aprimorar a ferramenta com base nas interações dos usuários. 

    Próximos passos: dados e decisões inteligentes

    Está em desenvolvimento uma nova fase do projeto, com a criação de um agente especializado capaz de interagir com os dados internos da empresa. A expectativa é que essa evolução permita extrair insights mais estratégicos, automatizar processos com maior inteligência e apoiar a tomada de decisão de forma mais assertiva. 

    IA no dia a dia da operação

    O uso de inteligência artificial no Grupo Pereira não se restringe à solução generativa. A empresa já utiliza IA há anos, especialmente em áreas como abastecimento e comercial, por meio de modelos preditivos e algoritmos de otimização. Já a IA generativa passou a ser incorporada em 2023 a diversas frentes, como assistentes internos para RH e Processos, curadoria de conteúdo para o time comercial e aplicada à prevenção de perdas.

    A adoção da tecnologia vem sendo feita de forma gradual e estratégica, com pilotos em áreas-chave, para, em seguida, fazer a validação de resultados e uma posterior expansão. Os retornos — diretos e indiretos — já são percebidos em diversas frentes: ganhos de produtividade, automação de tarefas repetitivas, redução de retrabalho e decisões mais ágeis baseadas em dados. Áreas como RH, Marketing, Comercial, Prevenção de Perdas e Tecnologia já colhem resultados relevantes com o uso da inteligência artificial.

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