O estudo realizado por uma parceria entre o IBEVAR e a FIA lançou, no entanto, um sinal de alerta: desempenho do varejo no 1º trimestre de 2025 deve ser inferior ao registrado entre outubro e dezembro do ano passado
Por Lucas Torres, 30/01, às 11h
O setor varejista brasileiro começa 2025 com expectativas mistas, de acordo com as projeções do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (IBEVAR), em parceria com a FIA Business School.
Segundo o levantamento da pesquisa “Intenção de Compra”, enquanto o consumo deve permanecer estagnado em relação ao último trimestre de 2024, espera-se um crescimento de 3,42% na comparação com o primeiro trimestre do ano passado.
O estudo sobre o desempenho do varejo no 1º trimestre indica que todas as categorias analisadas pelo IBGE devem registrar expansão no comparativo anual, ainda que de maneira desigual – crescimento este que chega a despeito de fatores que têm pressionado o poder de compra do consumidor como o cenário inflacionário e a alta dos juros.
Entre as categorias com maior alta no recorte anual, destacam-se duas daquelas que tiveram melhor performance ao longo de todo 2024: artigos farmacêuticos e afins, automóveis, motos, partes e peças.
Confira no gráfico abaixo:
Como observa-se no gráfico, porém, o cenário desafiador tem demanda atenção dos varejistas em relação ao comportamento do consumidor ao longo dos próximos meses – afinal, das 7 categorias projetadas pelo IBEVAR, só duas escaparam de uma expectativa negativa no comparativo trimestral.
Para acessar a íntegra do trabalho que projeta a o desempenho do varejo no 1º trimestre de 2025, acesse: https://www.ibevar.org.br/pesquisa-intencao-de-compra-no-varejo-primeiro-trimestre-2025