Fruto de parceria com organizações como Google, McKinsey & Company e FIA Business School iniciativa voltada a mapear ações de inovação do varejo premiou empresas como Cimed, Coca-Cola, Coco Leve, Flora, Franui, L’oreal, Monster Drinks, Nestlé, Unilever, Verom e Ypê
A fim de reconhecer, valorizar e incentivar a inovação do varejo, que geram benefícios para o varejo e o consumidor, além de promover o desenvolvimento da indústria, no dia 07 de agosto, no Distrito Anhembi, a Scanntech, por meio do prêmio (IN) NOVA – Inovações de impacto – celebrou 13 marcas de bens de consumo de alto giro durante a 3ª edição do (IN) MOTION, maior fórum de inovação em eficiência de dados da América Latina, que recebeu mais de 2.500 mil executivos de alto escalão atuante no setor.
Tornando-se um marco na história da indústria de bens de consumo de alto giro, a premiação inédita utilizou uma metodologia exclusiva desenvolvida pela FIA Business School e McKinsey & Company combinando a visão de especialistas com indicadores das bases de dados da Scanntech e do Google, avaliando produtos lançados entre abril de 2023 e maio de 2024 no varejo alimentar nacional. O comitê técnico foi formado por Marco Bebiano, Diretor de Negócios do Google; Luís Guedes e Fernando Nascimento, ambos professores doutores da FIA Business School; e Talita Nascimento, jornalista do Estadão especializada em economia e negócios no varejo.
A premiação destacou o primeiro, segundo e terceiro lugares de cada grupo de produtos com troféus e o selo “Top Inovação” correspondente para marcas que se sobressaíram nas categorias: Alimentos, Bebidas, Limpeza, Perfumaria e Impacto Social. “Sempre reforçamos que o desenvolvimento do setor passa pela colaboração entre varejo e indústria e mais uma vez, a inovação do varejo é uma destas possibilidades que assegura que o consumidor final receba produtos de alta qualidade, diversificados, saudáveis e inovadores. Estamos orgulhosos de ver tantas empresas se destacando e liderando o caminho para um futuro inovador, eficiente e sustentável”, celebra Thomaz Machado, CEO da Scanntech.
Na categoria Alimentos as indústrias e marcas premiadas foram: 1º lugar: Franui Bombom – Franui; 2º lugar: Cereal Matinal Kit Kat – Nestlé; 3º lugar: Açaí Mãe Terra – Unilever. Em Bebidas: 1º lugar: Gelo Coco Leve para Cerveja – Coco Leve; 2º lugar: Coca-Cola Kwave – Coca-Cola; 3º lugar: Monster Khaotic Juice Energético – Monster Drinks. Já em Perfumaria tivemos em: 1º lugar: Hidratante Labial Carmed Fini Beijos – Cimed; 2º lugar: Kit Elseve Glycolic Gloss – L’oreal; 3º lugar: Sabonete Sólido Francis Brasilidades – Flora. Em Limpeza as indústrias e marcas agraciadas foram: 1º lugar: Desengordurante Cif Derrete Gordura – Unilever; 2º lugar: Sabão Líquido Lava Roupas Tixan Ypê Green – Ypê; 3º lugar: Saco para Lixo Rolo Verde Citronela – Verom. Na categoria Inovação Social o produto que levou o troféu para casa foi o Açaí Mãe Terra – Unilever.
Para Priscila Ariani Diretora de Marketing da Scanntech, o prêmio fomenta a sinergia entre segmentos. “Este é um reconhecimento que celebra as indústrias mais inovadoras para o varejo brasileiro. A iniciativa beneficia não apenas os fabricantes, mas também todo o ecossistema. As inovações representam 75% do crescimento do faturamento do varejo alimentar brasileiro. A inovação é uma realização tanto da indústria que a desenvolve quanto do varejo que a seleciona para a sua gôndola em benefício do seu shopper”.A premiação ainda trouxe a oportunidade única da Scanntech apresentar insights personalizados e exclusivos, como a quantidade de inovações ao ano, sua importância em faturamento e participação no crescimento do setor, assim como no desenvolvimento e amadurecimento das categorias.
Luís Guedes, professor da FIA Business School reforça que a premiação é “um marco importante, que serve não apenas para celebrar as grandes conquistas, mas também para mostrar a força da indústria e o compromisso com a inovação”
Além do troféu entregue para as 13 marcas listadas acima, 200 marcas finalistas receberam o selo “Scanntech (IN) NOVA Top Inovação de (Alimentos/Bebidas/Perfumaria/Limpeza) 2024”. “Estamos honrados em participar dessa iniciativa que valoriza e reconhece a importância das inovações no varejo, especialmente em um setor constantemente em transformação. Medir o sucesso de uma inovação do varejo vai além do desempenho financeiro. Ao apoiar a promoção de uma avaliação holística e abrangente, este prêmio incentiva as empresas a buscar um sucesso multidisciplinar em seus projetos, beneficiando consumidores, varejistas, a sociedade e o meio ambiente”, explica Pedro Fernandes, sócio da McKinsey & Company.