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    Segundo a Getnet, planejamento prévio é chave para maximizar os resultados da Black Friday

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    Superintendente comercial da Getnet, Aline Liston, afirmaa que detalhes como definição de prioridades como públicos e ofertas são fundamentais para ter sucesso na Black Friday

    Por Lucas Torres, 6/11, às 9h20

    Estamos há menos de um mês de Black Friday, data que, segundo levantamentos, é a segunda colocada em termos de ‘movimentação sazonal’ no varejo e a primeira quando falamos de volume de vendas em um único dia.

    Programado para o próximo dia 29 de novembro, o evento deste ano chega com ainda mais expectativa. Afinal, com a economia brasileira em um bom momento, sobretudo no que diz respeito a variáveis como emprego e renda da família, espera-se que os resultados superem os alcançados nos anos anteriores.

    De acordo com estudo da Confi.Neotrust, por exemplo, a expectativa é de que o evento gere um faturamento ao varejo neste ano 9,1% superior a 2023.

    Para além do aspecto conjuntural, no entanto, os resultados alcançados na Black Friday têm relação direta com a capacidade dos varejistas de se planejarem com antecedência para a data.

    Neste sentido, aspectos como a definição de prioridades em termos de público e ofertas, bem como de infraestrutura para lidar com o aumento da demanda do período são fundamentais para definir o grau de sucesso no evento.

    Pensando nisso, convidamos a Superintendente comercial da Getnet, Aline Liston, para uma entrevista que contemplou desde projeções para a Black deste ano até dicas preciosas para os varejistas brasileiros.

    Confira a íntegra abaixo:

    NV – Diante da melhora de indicadores econômicos como índice de ocupação e renda das famílias, muitos especialistas estão apostando em uma Black Friday 2024 melhor do que dos últimos anos. Vocês também compartilham dessa opinião? 

    Aline Liston – Historicamente, a Black Friday é a data com maior volume de vendas em um dia. Assim como nossos clientes, temos grandes expectativas na data e esperamos atingir ótimos volumes de transações. 

    Segundo um levantamento da Confi.Neotrust, a expectativa é de que o evento gere um faturamento ao varejo neste ano 9,1% superior a 2023. A data é cada vez mais estratégica para os vendedores, já que muitos esperam a última sexta-feira de novembro para aproveitarem os descontos. 

    Nós da Getnet estamos nos preparando há meses, dando suporte aos nossos clientes e os preparando para esta importante data para o comércio, principalmente o comércio online que é mais forte nesta data. 

    NV – Quais segmentos do varejo deverão ser mais beneficiados pelo aumento da demanda da Black Friday?

    Aline Liston – No geral todos os segmentos acabam sendo impactados pela Black Friday. Podemos destacar categorias como eletrônicos, informática, e eletrodomésticos, que são os mais desejados pelos consumidores. Isso faz sentido, considerando os descontos atrativos em produtos de alto valor. 

    NV – Os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação às promoções do período. Neste sentido, como os varejistas podem fazer ofertas realmente atraentes sem prejudicar suas margens de maneira ‘crucial’?

    Aline Liston – O principal ponto é contar com um planejamento prévio, definindo as prioridades, público e as ofertas.  Além disso, ter um parceiro de meio de pagamento que ofereça um leque variado de soluções que otimizem e ampliem os canais de venda do cliente e traga segurança nas transações é fundamental para o sucesso da data. 

    Na Getnet, temos diversas soluções do físico ao digital que além de otimizarem o dia a dia do cliente, contribuem para uma receita positiva, como por exemplo, link de pagamento, gestão de vendas Eye, integrações com e-commerce, entre outras. 

    NV – O caráter heterogêneo do varejo faz com que alguns segmentos não estejam na esteira ‘óbvia’ dos beneficiados pela Black Friday. Dentre eles, destaco – por exemplo – o setor de autopeças, no qual as vendas acabam ocorrendo mais por necessidade do que por desejo. Ainda assim, é possível que os varejistas adotem abordagens criativas para se tornarem atraentes neste período?

    Aline Liston – Como dito acima, todos os segmentos são impactados com a data, mesmo que em escala menor. O segmento de autopeças movimenta bilhões por ano no Brasil, principalmente através de grandes marketplaces (representando de 12 a 13% de todo faturamento deles), que por sua vez, se destacam durante a Black Friday. 

    Vale o cliente ficar atento a essas movimentações e aproveitar as oportunidades que surgem com a Black Friday nesse mercado. Além disso, ampliar a aceitação de métodos de pagamento como PIX, link de pagamento e parcelamentos pode ser um diferencial. 

    NV – Erros como quedas no site por um volume de acesso maior que o esperado ou por falta de estoque podem arruinar a Black Friday de empresas do varejo. Como evitá-los?

    Aline Liston Sempre recomendamos aos clientes que realizem um planejamento prévio para atender a demanda tão relevante da data e assim alavancar as vendas de forma satisfatória. 

    Imprevistos podem acontecer e contar com uma empresa que tenha estrutura e de suporte em tempo real é fundamental. Aqui na Getnet acompanhamos de perto toda a operação dos clientes, com reports em tempo real, proximidade com o time comercial e um time de atendimento dedicado. Assim, caso ocorra qualquer imprevisto, o cliente não fica desamparado e brevemente é atendido. Isso faz toda a diferença no resultado. 

    NV – Que outros erros você apontaria como ‘pesadelos’ para empresas do varejo em uma Black Friday?

    Aline Liston – Além da falta de planejamento antecipado, como por exemplo, erro no cálculo do estoque, descontos mal calculados e não pensar em todos os canais de vendas como citados anteriormente, podemos listar também opções limitadas de pagamento e falhas de segurança, que impactam não somente a data, mas todo o negócio do cliente. 

    NV – Olhando pelo outro prisma. Que táticas você citaria como potenciais elementos decisivos de resultados positivos em uma Black Friday? 

    Aline Liston – Uma comunicação eficiente e assertiva é essencial. Além de criar ofertas realmente atrativas e ter um estoque preparado, é crucial que o cliente se respalde em termos de segurança diante das diversas fraudes que são comuns hoje em dia. 

    Na Getnet contamos com um dos antifraudes mais eficientes do mercado que combina inteligência artificial e estatísticas para determinar a probabilidade de fraude em uma transação em tempo real. Além de termos as melhores taxas de aprovação entre as principais bandeiras, o antifraude é um dos principais elementos das soluções para e-commerce. É a garantia que a compra segura será finalizada tanto por parte do consumidor, quanto do cliente. 

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