Levantamento também mostra otimismo da maioria dos consumidores, que esperam investir entre R$ 101 e R$ 300 no varejo para celebrar a data
A proximidade do Dia das Mães, data mais importante para o varejo brasileiro, já começou a movimentar o comércio com diversas campanhas e ações para chamar a atenção dos consumidores que, neste ano, estão mais confiantes para investir. É o que mostra um levantamento exclusivo realizado pelo Grupo Syn, que administra seis shoppings em São Paulo, Goiânia e Rio de Janeiro. Nele, 69% das pessoas responderam que pretendem comprar presentes para o Dia das Mães.
Para esse grupo, a interação presencial é essencial para fechar negócio: 56% dos entrevistados afirmaram que farão as compras para a data no varejo físico. Em relação à pretensão de gastos, os consumidores se mostraram confiantes – 35% planejam gastar mais do que no ano passado. Sobre o valor da intenção de compra, 52% afirmaram que devem gastar entre R$ 101 e R$ 300 no presente de Dia das Mães.
Os itens de vestuário e perfumaria continuam sendo os mais procurados do varejo nessa época do ano, representando a escolha de 33% e 27% dos entrevistados, respectivamente. Na hora de comemorar, 60% dos abordados afirmam preferir passar o dia em casa, enquanto 36% espera sair para almoçar ou jantar no fim de semana do Dia das Mães.
Entre os participantes, 60% afirmaram que pretendem comprar presentes apenas para as mães, enquanto 21% afirmou presentear, também, a sogra nessa data comemorativa.
A pesquisa foi respondida por cerca de 2,4 mil pessoas em São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia. O Grupo Syn administra os shoppings Cidade São Paulo, Tietê e Shopping D (capital paulista), Grand Plaza (Santo André, região metropolitana de São Paulo), Cerrado (Goiânia) e Metropolitano (Rio de Janeiro).