Projeções para o varejo apontam queda de 1,42% no primeiro trimestre de 2023 em relação ao mesmo trimestre de 2022
As projeções de vendas do IBEVAR – FIA se valem de dois tipos de métodos analíticos: modelagem econométrica e algoritmos de IA aplicados às redes sociais.
As projeções econométricas mostram uma queda de 1,42% no primeiro trimestre de 2023 em relação ao mesmo trimestre de 2022 e de 0,83%, em relação ao quarto trimestre deste ano.
Os dados levantados nas redes sociais, que não são agrupados da mesma forma que as séries do IBGE e, portanto, não podem ser comparados diretamente, corroboram o cenário pouco promissor do varejo no primeiro trimestre de 2023.
Embora a intenção de compra da maior parte dos itens nas redes sociais não esteja mais baixa que nos últimos meses de 2021, verifica-se que os índices projetados para o primeiro trimestre de 2023 situam-se, em média, em patamares mais baixos que os mesmos indicadores calculados para toda a série.
Os dados coletados nas redes sociais permitem examinar as disposições de compra por categorias mais específicas.
Segundo o Presidente do IBEVAR e Professor da FIA, Claudio Felisoni de Angelo: “O volume menor de comércio no primeiro trimestre do ano está muito influenciado pelas vendas mais baixas de veículos e material de construção. As incertezas sobre as condições da economia vêm afetando mais fortemente os itens de maior valor unitário”.