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    O futuro do e-commerce com a chegada da IA

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    Neste artigo, o especialista em IA e CEO da Nexmuv, Carlos Perobelli, analisou as transformações trazidas pela IA no varejo e discute repercussões diretas no futuro do e-commerce

    O setor de varejo brasileiro, em particular o e-commerce, passa por grande uma transformação impulsionada pela Inteligência Artificial (IA). A tecnologia está redefinindo a maneira como os consumidores fazem suas compras online, além de aprimorar operações internas, melhorar a eficiência, diminuir custos e aumentar as margens de lucro. Atualmente, o uso da IA está presente em praticamente todo tipo de loja online, ainda que, em na maioria dos casos, de uma maneira pouco explorada.

    O varejista que não está usando o potencial máximo da IA está perdendo vendas. Com a tecnologia, a personalização não se limita apenas a funções básicas, como a recomendação de produtos, mas pode ser aplicada em toda jornada do cliente. É possível ajustar automaticamente a exibição de conteúdo na página inicial, os descontos oferecidos e até o design do site com base no perfil do usuário. Isso cria uma trajetória única de compra para cada cliente, aumentando as chances de conversão e engajamento. 

    Estudo realizado pela Ebit/Nielsen, revela que lojas virtuais que utilizam IA tiveram um crescimento de 15% em suas vendas e 10% de satisfação do cliente em 2023. Quando falamos em interação com o consumidor, a personalização é uma das estratégias mais eficazes para aumentar as vendas e a fidelidade dos clientes. A IA permite que as lojas online ofereçam uma experiência de compra adaptada aos gostos e necessidades de cada cliente. Algoritmos analisam grandes volumes de dados, incluindo histórico de compras, comportamento de navegação e interações em redes sociais, para promover uma ultra personalização ao consumidor.

    O marketing, em todas suas formas, é altamente dependente de dados. No e-commerce a dependência é total, e a IA permite que as empresas usem essas informações de maneira mais eficaz. Ferramentas de análise baseadas em IA podem segmentar audiências com precisão, criando campanhas publicitárias personalizadas que atingem os consumidores certos no momento certo. Além disso, a tecnologia permite que os varejistas analisem o desempenho dessas campanhas em tempo real, ajustando-as conforme necessário para maximizar o retorno sobre o investimento (ROI).

    O atendimento ao cliente é outro processo onde a IA tem papel importante. Chatbots e assistentes virtuais, equipados com a tecnologia, respondem a perguntas frequentes, auxiliam na navegação do site e processam pedidos, tudo isso em tempo real e sem a necessidade de intervenção humana. Com um bom sistema de IA, a loja consegue resolver questões complicadas em poucos segundos. A agilidade no tempo de resposta não apenas melhora a experiência do cliente, mas também reduz significativamente os custos operacionais.

    O Brasil desponta como um dos maiores mercados no presente e no futuro do e-commerce mundial. De acordo com dados da Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o faturamento do comércio eletrônico brasileiro em 2023 foi de R$ 185,7 bilhões, com mais de 87 milhões de consumidores virtuais. O número representa  um crescimento de 2% em relação ao ano anterior, e a expectativa para 2024 é que o mercado brasileiro fature mais de R$ 200 bilhões, com um ticket médio de quase R$ 500 e mais de 90 milhões de compradores virtuais.

    O crescimento acelerado do e-commerce no país trouxe alguns obstáculos para os grandes varejistas, que se viram obrigados a se adaptar rapidamente a soluções tecnológicas para darem conta da demanda e incrementar seus resultados. Processos internos como o gerenciamento de inventário e a reposição de produtos foram beneficiados por programas específicos de IA. Portais que usam a tecnologia podem prever a demanda com grande precisão, garantindo que os produtos certos estejam sempre disponíveis. No e-commerce, como sabemos, a eficiência na logística e entrega é fundamental para o sucesso da loja, e a IA está desempenhando um papel importante na otimização dessas operações. Algoritmos analisam dados de tráfego, condições meteorológicas e outros fatores para determinar as rotas de entrega mais rápidas e econômicas. 

    À medida que a IA continua a evoluir, o futuro do e-commerce promete ser ainda mais centrado no cliente, automatizado e eficiente. Uma loja virtual que consegue utilizar a tecnologia para agilizar seu marketing, processos internos, personalização e logística certamente levará vantagem. Empresas que adotarem essas tecnologias estão bem posicionadas para liderar o mercado, desde que também considerem os aspectos éticos e privacidade em suas operações. 

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