More

    Grupo Carrefour Brasil é pioneiro na implementação de câmeras corporais no varejo

    spot_imgspot_img

    Em âmbito nacional, foram implementadas 4 mil bodycams com o propósito de dar maior transparência às interações entre clientes e colaboradores no varejo

    O Grupo Carrefour Brasil, maior varejista brasileiro, é pioneiro no setor na implementação do uso de bodycams (câmeras corporais) no País. A iniciativa tem o objetivo de dar mais transparência para as interações entre colaboradores e clientes, pois com elas é possível acompanhar a aderência dos funcionários aos protocolos de atuação, sempre com respeito e priorizando a boa relação com todos no varejo. A medida já trouxe resultados e reduziu o número de incidentes em 30% nas primeiras 150 lojas que receberam os equipamentos. 

    No estado de São Paulo, foram implementadas mais de 1.200 câmeras corporais, distribuídas em mais de 180 lojas das bandeiras que integram o Grupo Carrefour Brasil. A varejista investiu em âmbito nacional R$ 16 milhões em 4 mil equipamentos, que são utilizados por fiscais de prevenção internos e seguranças externos das lojas que possuem essas funções. 

    O diretor de Transformação do Grupo Carrefour Brasil, Marcelo Tardin, reforça a importância desta iniciativa dentro de uma estratégia mais ampla e completa: “O Grupo tem avançado de forma significativa para que as interações em nossos espaços aconteçam em um ambiente seguro, livre de preconceito e discriminação. A implementação das bodycams faz parte dessa jornada, de um intenso processo de mudança de cultura que se dá em três frentes principais e que se complementam: Treinamento, Política de Consequência e Transparência. Isso tudo é parte de um compromisso maior que temos em construir um futuro mais inclusivo, mais diverso e mais sustentável.”

    No pilar Treinamento, além da parte técnica relativa à utilização das câmeras, há um grande foco em relação aos comportamentos esperados dos colaboradores nas lojas. Um exemplo é o Treinamento de Letramento Racial,aplicado para mais de 140 mil pessoas, com conceitos importantes sobre a história do povo negro no Brasil, como esses fatos impactam até hoje o dia a dia de pessoas negras no nosso país e como todos e todas podem ser aliados(as) na causa antirracista. A parceria inédita com a Universidade Zumbi dos Palmares, para oferecer curso superior em gestão de segurança privada para colaboradores da rede, é outra importante ação de capacitação. 

    No que se refere à Política de Consequências, além de ações internas, o Grupo Carrefour Brasil passou a aplicar ainda mais rigor no controle e acompanhamento das empresas de segurança terceirizadas que atuam nas áreas externas das lojas, para que estejam alinhadas com a cultura de diversidade, inclusão e respeito. Qualquer violação a esses princípios acarreta consequências imediatas às empresas contratadas, podendo levar à rescisão imediata do contrato.

    No pilar Transparência, o Grupo Carrefour Brasil tem investido cada vez mais em capacitação e tecnologia – como no caso das bodycams – de forma a certificar para que seus times estejam atuando de forma mais eficiente e aderente às políticas, protocolos e valores da empresa. “Acreditamos que essa iniciativa é um avanço importante que o Grupo Carrefour Brasil está levando para o setor varejista brasileiro. Reconhecemos o nosso tamanho e a responsabilidade que temos em propor ações inovadoras que possam conduzir o varejo a um novo patamar. Inclusive no que diz respeito a protocolos de atuação dos funcionários”, conclui Tardin.

    Em Alta

    Quer receber mais conteúdos como esse?

    Você pode gostar