Fintech destaca que estratégia de gestão de crédito auxilia varejistas na criação de novas oportunidades de negócio, na fidelização de clientes e na redução de casos de inadimplência
A concessão de crédito é uma atividade que oferece risco para qualquer tipo de empresa. A possibilidade de o cliente não cumprir com a dívida existe, podendo levar a companhia a sofrer prejuízos financeiros que podem impactar diretamente o orçamento.
Apesar dos riscos, a empresa que concede crédito tem acesso a uma arma poderosa para a atração e fidelização de clientes e o relacionamento construído a partir dessa operação pode gerar lucro e novos negócios. Diante disso, é necessário criar estratégias que aumentem a segurança financeira da instituição e é nesse sentido que uma empresa especializada em gestão de crédito se apresenta como uma solução.
Victor Hugo, gerente comercial nacional da FortBrasil, instituição de pagamento e administradora de cartões de crédito, especialista em plásticos private label, explica que a gestão de crédito se dá pela difusão de uma cultura de gerenciamento de risco em relação aos clientes dentro da empresa, com a coleta e análise de todas as informações disponíveis acerca do consumidor que aplica ao crédito.
“Nós, da FortBrasil, atuamos como administradores, ajudando as empresas com toda a parte burocrática da concessão de crédito. Ou seja, cuidamos desde o processo da emissão do cartão com a análise de crédito do cliente, gestão de limites, até a cobrança quando necessário. Ajudamos nosso cliente em todo o processo, passando por atendimento, relacionamento, faturamento e outros pontos. Os lojistas precisam, apenas, se preocupar em oferecer o cartão da sua loja e fidelizar seus clientes.”, afirma Victor Hugo.
O gerente comercial da FortBrasil aponta algumas vantagens que a gestão de crédito pode trazer para as empresas.
1 – Segurança na análise de crédito
As tentativas de fraude aumentam a cada dia e os criminosos buscam brechas nos sistemas para obterem crédito já com o intuito de dar o calote. Um levantamento da Serasa Experian mostra que 326.290 brasileiros foram alvos de tentativas de golpes em fevereiro de 2022. Isso significa que a cada 7 segundos alguém era vítima de golpistas. Ao comparar o mesmo mês com o do ano passado, houve uma alta de 4,9% nos casos.
Com uma análise completa de todas as informações do cliente, é possível chegar a uma conclusão segura da concessão ou não de crédito ao consumidor, evitando assim qualquer fraude contra a empresa por parte de pessoas mal intencionadas.
2 – Agilidade na liberação de pedidos
A concessão de crédito é uma ferramenta para atrair e fidelizar clientes. Porém, a demora na análise pode ser um empecilho, criando uma experiência negativa para os consumidores.
Ao aplicar a gestão de crédito, a companhia contará com uma série de técnicas de análise de informações que asseguram a agilidade na liberação de pedidos, ganhando a confiança dos clientes na política de crédito e apresentando a eles uma solução completa, eficaz e que vai gerar fidelização.
3 – Relacionamento com os clientes
Muitos consumidores não sabem lidar com a oferta de crédito e acabam por comprar mais do que sua liquidez permite, acabando por não conseguir honrar com seus compromissos.
Com a utilização de uma gestão de crédito eficiente, o filtro de consumidores que oferecem risco ficará facilitado. Sendo assim, a empresa consegue realizar negócios apenas com clientes qualificados.
4 – Aumento das vendas
O fato de oferecer um cartão de crédito com sua marca para os clientes já é uma estratégia que gera um bom retorno financeiro para a empresa.
Mas, quando essa oferta está aliada a um bom gerenciamento de concessão de crédito, feito por administradoras especialistas, por exemplo, o aumento nas vendas é ainda mais notório.
O cliente é beneficiado com uma experiência diferenciada em todas as etapas que envolvem um cartão de crédito e isso gera fidelização e novas compras constantes.
5 – Redução da inadimplência
Um dos principais problemas enfrentados pelas empresas é a inadimplência. Esse fato é fruto de uma análise ruim de crédito e a falta de técnicas corretas de verificação.
Aplicar uma gestão de crédito vai fazer com que o filtro seja melhor e, assim, consequentemente, reduzir a inadimplência.
Uma gestão de crédito estratégica deve ser amparada por uma série de ações que levam à confirmação do menor risco possível para a transação, como, por exemplo, a análise que acusa se o cliente é ou não um bom pagador, feita com base em todo o seu histórico financeiro e de relacionamento com o mercado.
“A identificação dos perfis para oferecer crédito não se limita a padrões de comportamento ou a um score de crédito. É uma série de fatores que vai construir o histórico de cada cliente ao longo da sua jornada no mundo dos negócios e cabe às empresas investirem em soluções eficientes de oferecimento de crédito com objetivo de evitar danos e prejuízos financeiros”, finaliza Victor Hugo.