Em artigo, gerente executivo de varejo na Tecban, Carlos Vaini falou sobre como as novas opções de segurança e integração digital podem impulsionar o crescimento do setor varejista
Impulsionados pelos novos hábitos de consumo, evolução tecnológica e transformações, novos meios de pagamento têm feito parte do cotidiano dos brasileiros nos últimos anos. Se antes o dinheiro em espécie era a forma mais utilizada de compra, hoje, novos métodos estão se somando a esse meio de pagamento, possibilitando uma verdadeira transformação no setor varejista.
As novas soluções como Pix, pagamentos por aproximação, QR Code e a utilização de carteiras e moedas digitais, acabaram transformando o cenário financeiro, tanto para empresas, quanto para os próprios clientes.
No entanto, precisamos entender que o físico e o digital são convergentes. Andar com uma carteira no bolso e outra no celular, por exemplo, já é a realidade de muitos. Para aumentar a receita, os varejistas precisam entender melhor sobre o comportamento do cliente e personalizar a experiência dele, investindo em tecnologias para melhorar a experiência de compra.
Por exemplo, o self checkout, sistema de autoatendimento que permite aos consumidores escanear, pesar e pagar por seus produtos por contra própria, sem a necessidade de interação com funcionários, tem contribuído para um processo de compra mais ágil, reduzindo os tempos de espera nas filas do caixa e fornecendo mais privacidade.
A aceitação das pessoas em relação ao self checkout já é grande. Segundo pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (APAS), sete em cada dez brasileiros preferem utilizar os caixas de autoatendimento para concluir suas compras. O mercado de self checkout deve registrar crescimento de 15% ao ano até 2030, chegando ao valor de USD 10 bilhões, de acordo com a Global Market Insights.
Outro destaque é para o self check-in, que vem sendo bastante utilizado em restaurantes para agilizar as filas e, consequentemente, a entrega dos pedidos. Isto porque, com o totem, o cliente pode selecionar os itens que deseja consumir, fazer o pagamento de forma simples e aguardar a retirada (seja para consumo no local ou para delivery).
Ambos os serviços seguem o modelo de assinatura mensal e contemplam todo o ecossistema de ponta a ponta, passando pelo desenvolvimento do projeto, planejamento de logística e distribuição, instalação, gestão e manutenção preventiva/corretiva dos dispositivos, entre outros.
Os varejistas também devem se manter atentos e dispostos a explorar inovações que os ajudem a permanecer na liderança, como é o caso da Omnicanalidade, uma tendência em ampla expansão, que propõe a integração dos variados canais de vendas e comunicação de uma marca. Além disso, as demandas por soluções de pagamento mais intuitivas, rápidas e, acima de tudo, mais seguras estão crescendo cada vez mais. É nesse ponto que a tokenização de cartões, para serem usados por meio de celulares ou smartwatches, consolidou seu lugar e tem se tornado um método de pagamento que promove a transparência, aumenta a segurança e diminui fraudes graças à encriptação de dados confidenciais.
Com tudo isso, podemos observar que o cenário dos meios de pagamento está em constante evolução e a parceria crescente entre empresas e soluções de pagamento moldam uma experiência de compra inovadora e conveniente para todos os lados. Com mais opções, segurança e integração digital é possível impulsionar o crescimento do setor varejista no Brasil.