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    Dia dos Namorados deve movimentar R$ 22 bilhões no comércio

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    57% os consumidores devem presentear na data. Roupas, cosméticos e calçados serão os principais presentes. Veja outras projeções para o Dia dos Namorados

    O Dia dos Namorados deve levar 93 milhões de consumidores às compras, é o que aponta pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Offerwise Pesquisas. De acordo com o levantamento, 57% dos entrevistados pretendem presentear no Dia dos Namorados. A estimativa mostra uma queda numérica de 2,9 milhões em comparação com o ano passado.

    Os esposos ou as esposas aparecem em primeiro lugar (58%) no ranking dos principais presenteados, enquanto 34% pretendem presentear os(as) namorados(as).  

    Entre os que não vão comprar presentes, 51% não têm namorado(a), noivo(a) ou cônjuge, 12% vão priorizar o pagamento de dívidas e 11% não tem dinheiro.

    De acordo com o levantamento, 61% dos consumidores afirmam que devem comprar um único presente, enquanto 27% pretendem adquirir dois itens, sendo a média de 1,4 presentes. 

    “O Dia dos Namorados representa uma importante movimentação para o varejo, apesar da queda no número de pessoas que pretendem comprar presentes em comparação com o ano passado. Mesmo com as contas apertadas, o consumidor mantém a tradição de presentear e fazer alguma comemoração especial na data”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.

    Consumidores vão gastar em média R$ 238 com presentes. Roupas, perfumes, cosméticos e calçados lideram o ranking dos itens mais procurados 

    A pesquisa mostra que com relação às compras pretendidas, 38% esperam gastar o mesmo valor que o ano passado, 33% gastar mais e 16% gastar menos. Entre as razões para gastar mais, 62% dos consumidores pretendem comprar um presente melhor, 35% dizem que os produtos estão mais caros e 35% tiveram melhoria da renda mensal.

    Já entre os que pretendem gastar menos, 54% precisam economizar, 32% estão com o orçamento apertado e 25% precisam pagar dívidas em atraso.

    Entre os entrevistados 59% consideram que os preços dos produtos este ano estão mais caros que no ano passado, 37% que estão na mesma faixa de preço e 4% que estão mais baratos. 

    De acordo com o levantamento, 76% pretendem fazer pesquisa de preço antes das compras, principalmente pela internet (86%).

    Em média, o consumidor brasileiro deve desembolsar R$ 238 com os presentes do Dia dos Namorados. Com isso, estima-se movimentar R$ 22,14 bilhões no varejo e serviços.

    A principal forma de pagamento será à vista (69%), principalmente no PIX (34%). 28% citam o pagamento à prazo, principalmente no cartão de crédito parcelado (22%). A média será de 3,5 prestações. 

    Os presentes mais procurados serão roupas (38%), perfumes, cosméticos e maquiagem (34%), calçados (20%), jantar (20%) e bombons e chocolates (18%).

    Quanto às comemorações, 39% pretendem comemorar a data em casa, 31% em um restaurante e 8% num hotel / motel.

    57% pretendem comprar a maioria dos presentes em lojas físicas 

    Na hora de escolher o local de compra, 57% pretendem fazer as compras em lojas físicas, principalmente no shopping center (21%), shopping popular (16%), lojas de departamento (7%) e lojas de rua (6%). Por outro lado, 36% farão pela internet. Questionados sobre o principal fator considerado na escolha do local de aquisição do presente, 28% relatam a qualidade, 19% o perfil do presenteado, 15% o desejo do presenteado e 11% o preço do presente.

    Entre os que dizem que irão comprar pela internet, 73% pretendem comprar em aplicativos, 61% em sites e 22% pelo Instagram. Os tipos de sites / lojas online mais citados são de varejistas nacionais (57%), varejistas internacionais (56%), seguidos dos sites de compra e venda de produtos novos ou usados (43%) e sites de lojas de roupas (24%).

    Considerando os que pretendem comprar presentes em sites ou aplicativos internacionais, as lojas mais citadas foram: Shopee (81%), Amazon (57%) e Shein (43%).

    As principais justificativas dos que pretendem comprar em sites internacionais são: preços mais baixos (75%), variedade de produtos (55%), economia de gastos (39%) e qualidade dos produtos (38%).

    31% pretendem comprar presentes mesmo com contas em atraso
     
    Um dado preocupante da pesquisa diz respeito ao controle financeiro dos consumidores que pretendem comprar presentes no Dia dos Namorados. A pesquisa mostra que 31% dos entrevistados que pretendem comprar presentes irão às compras mesmo com contas em atraso, sendo que 71% estão com nome negativado.

    Os dados revelam ainda que 28% reconhecem gastar mais do que podem na compra de presentes para o parceiro. Entre os principais motivos, 41% acreditam que o esposo(a)/namorado(a) merece, 22% querem agradar o parceiro(a), não se importando se vão gastar mais do que deveriam e 17% gostam de agradá-lo(a), não importando se irão fazer dívidas para isto.

    “O país passa por um período de recorde no endividamento dos consumidores. É preciso, acima de tudo, ter disciplina para conter os gastos e usar a criatividade para comemorar a data. Não vale a pena colocar o orçamento em risco para impressionar o parceiro”, orienta a especialista em finanças da CNDL, Merula Borges. 
     
    METODOLOGIA
    Público-alvo: consumidores das 27 capitais brasileiras, homens e mulheres, com idade igual ou maior a 18 anos, de todas as classes econômicas (excluindo analfabetos) e que pretendem realizar compras para o dia dos namorados deste ano.

    Método de coleta: pesquisa realizada pela web e pós-ponderada por sexo, idade, estado e renda.

    Tamanho amostral da Pesquisa: 1032 casos em um primeiro levantamento para identificar o percentual de pessoas com intenção de comprar presentes para o Dia dos Namorados. Em seguida, continuaram a responder o questionário 607 casos, somente com os que tinham a intenção de compra para esta data. Resultando, respectivamente, uma margem de erro no geral de 3,0 p. p. e 3,9 p. p. para um intervalo de confiança a 95%. 

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