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    Cashback se torna uma das principais estratégias usadas pelo varejo e impacta na fidelização dos consumidores

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    Quesitos-chave para fidelização dos consumidores como satisfação, preço e experiências positivas são motivos para a implantação do benefício

    O cashback tem se destacado no comércio moderno, oferecendo vantagens tanto para os consumidores quanto para as lojas. Para os varejistas, esse benefício não é apenas uma ferramenta de atração, mas também um incentivo para fidelização de clientes e aumento das vendas. De acordo com um levantamento realizado em 2023 pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) quase 6,5 milhões de empresas já oferecem o cashback. 

    Uma das principais razões de uso é o efeito positivo sobre o comportamento do consumidor. Segundo Raphael Carvalho, CEO da SPOT Metrics, “O cashback oferece uma recompensa ao público, o que aumenta a satisfação e cria uma experiência positiva com a marca, que configura as normas do cashback e define o intervalo de tempo que o cliente pode usá-lo para que ele retorne para novas compras”. A SPOT Metrics, empresa de Inteligência de Dados e CRM para soluções no varejo, possui ferramentas que incentivam essa estratégia, uma vez que observam o interesse dos consumidores nesse benefício. 

    Ao voltarem às lojas para aproveitar a vantagem, os consumidores estimulam o mercado ao adquirir novos produtos. A pesquisa da Global Cashback Report 2020 mostrou que os consumidores retornam, muitas vezes, dentro de uma semana após receberem suas recompensas de cashback. Além disso, os dados revelam um aumento de 3,4 vezes na taxa de conversão do público com o uso do benefício. Ao realizar compras, o cliente não precisa, necessariamente, retornar ao mesmo estabelecimento para aproveitar o desconto. Caso a loja esteja presente em diferentes regiões, por exemplo, o cashback pode ser resgatado em unidades pré-definidas da mesma rede, uma vez que o sistema de informações é integrado. 

    Para gerar o cashback e conseguir o resgate posterior, o cliente voluntariamente informa seus dados.  A partir disso, é possível acompanhar o cliente mais de perto e obter insights sobre comportamentos e preferências de compra. Isto é válido tanto para as lojas que já possuem uma base de contatos robusta, quanto para os pequenos lojistas que ainda não têm contatos de nenhum cliente. Os dados obtidos podem ser usados para direcionar esforços de marketing, personalizar ofertas e melhorar o engajamento do cliente – assim, desenvolvendo o Customer Experience.

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