Pesquisas mostram que brasileiros priorizam facilidade na hora de comprar no e-commerce, com destaque para o uso de cartões e pix
O e-commerce brasileiro mantém um ritmo acelerado de crescimento desde 2019. De acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o setor deve atingir um faturamento de quase R$ 235 bilhões em 2025, aumento de 15% em relação a 2024. Em meio a esse cenário, questões como a forma de pagamento, tais quais cartões e pix, exercem influência direta sobre a decisão de compra do consumidor.
De acordo com a 50ª edição da pesquisa Webshoppers, elaborada pela NielsenIQ Ebit, especialistas em dados do mercado, a facilidade no processo de pagamento está entre os principais diferenciais valorizados pelos consumidores no e-commerce. Métodos como carteiras digitais, parcelamento sem juros e integração com Pix e checkouts simplificados reduzem o abandono de carrinho e aumenta a conversão.
“As experiências e as formas de pagamento desempenham um papel crucial nesse processo de conquista do cliente. E quando aliadas a programas de benefícios com cashback, pontos e parcelamentos flexíveis, criam um ambiente favorável para vendas mais rápidas e recorrentes, principalmente durante o checkout, momento em que o consumidor encerra a operação”, explica Eduardo Esparza, VP General Manager da Tenerity na Iberia e no Brasil, empresa especialista em engajamento que aumenta o valor do relacionamento entre os varejistas e seus clientes.
Preferências de pagamento entre os brasileiros:
- Cartões são a principal escolha, com 75% da preferência, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs);
- O Pix é a segunda maior escolha, com 70% de adesão do público;
- No uso geral, cartões de débito (66%) são mais utilizados do que crédito (50%);
- Os cartões são vistos pelos clientes brasileiros como ferramenta de inclusão, conveniência e segurança.
Esparza também ressalta o papel do retail media para as marcas e seus clientes, já que este possibilita a veiculação de anúncios dentro das plataformas de e-commerce. “Esse tipo de mídia cria uma comunicação direta e relevante com o consumidor, o que, aliado a formas flexíveis e vantajosas, pode aumentar tanto a taxa de conversão quanto a fidelização”, comenta.