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    Cinco tendências da comunicação visual no varejo e no marketing

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    Inteligência Artificial e Neurodesign são dois dos elementos citados por especialista como destaques da comunicação visual no varejo atual

    Segundo um estudo feito pelo Sebrae, investir em elementos visuais pode gerar um crescimento entre 12% e 40% nas vendas, além de trazer a consolidação da marca por meio de sua identidade. Diante desse contexto, com o avanço da tecnologia, o investimento nessa estratégia vem crescendo, no entanto, captar a atenção das pessoas ainda é um desafio para o marketing. Dessa forma, é preciso ficar de olho nas tendências para se reinventar.

    Justamente por causa de tanta poluição visual, os consumidores estão com múltiplas referências e expectativas elevadas. Isso faz com que seja mais difícil converter a publicidade e a experiência da jornada de compra em Pontos de Venda. Portanto, é essencial que as marcas tenham uma comunicação estratégica e inovadora para se destacar no mercado.

    “Hoje, por conta da tecnologia, os consumidores estão mais exigentes e com muito mais acesso. Assim, é necessário trazer novidades e proporcionar uma maior personalização tanto no atendimento quanto no produto, fazendo com que se sintam únicos”, pontua Thiago Leon Marti, Gerente de Branding da Printi, gráfica que faz parte do Grupo Cimpress e é referência global em média e baixa tiragem. Pensando nisso, o executivo lista cinco tendências do mercado da comunicação visual no varejo para aumentar a conexão entre marcas e clientes.

    1. Inteligência Artificial

    Sendo a principal tendência capaz de revolucionar o design gráfico por meio da automatização dos processos criativos, a IA também ajuda a reduzir o tempo de produção em larga escala e permite a personalização dos produtos. Quando pensamos em marketing e comunicação visual no varejo, as ferramentas avançadas de inteligência artificial auxiliam na escolha estratégica de cores, tipografias e layouts, garantindo eficiência sem perder o fator humano no processo criativo. Assim, as marcas podem desenvolver as suas campanhas de forma mais específica com base no comportamento do consumidor, o que resulta em maior engajamento e conversão.

    2. Neurodesign

    Utilizando estudos da neurociência em conjunto com o comportamento dos clientes, essa tendência tem como objetivo criar peças gráficas que ativam as respostas emocionais das pessoas, aumentando a retenção de informações. Isso se dá por meio do uso de cores e formas estrategicamente planejadas para despertar sensações, se fixando na memória e influenciando positivamente as decisões de compra. Dessa forma, é importante investir e ousar no design do produto, explorando novas combinações de cores e materiais. Ao equilibrar inovação e consistência, garante que cada peça transmita a mensagem e a essência da marca. 

    3. Sustentabilidade e economia a longo prazo

    Hoje em dia, mais consumidores estão se preocupando com as práticas sustentáveis, fomentando uma comunicação visual no varejo cada vez mais alinhada nesse sentido. No mercado gráfico, por exemplo, muitas empresas têm aderido em seus processos de confecção produtos personalizados, feitos com materiais renováveis, como papel reciclado ou papel kraft, além de algodão cru, que não necessita de qualquer processo químico. Isso fortalece a imagem da marca, aumentando a preferência do público. Além disso, geralmente, os produtos sustentáveis são mais duráveis e eficientes, contribuindo também com uma redução de impactos no meio ambiente a longo prazo. 

    4. Retrofuturismo

    Estéticas futuristas que são combinadas com elementos visuais do passado aguçam a curiosidade, despertando também um sentimento de nostalgia. Diversas empresas estão utilizando essa abordagem em seu branding para conectar diversas gerações. Assim, o retrofuturismo é um design que inova, mas desperta familiaridade.

    5. Texturas

    A experiência sensorial tem se destacado no universo gráfico, principalmente porque a aplicação de texturas digitais traz profundidade e realismo, ocasionando um design mais envolvente, enobrecido e único. Assim, ao adicionar um aspecto tridimensional ao produto, ele se torna mais sofisticado. Para atrair ainda mais a atenção do consumidor, essas técnicas de impressão que criam efeitos táteis se tornam mais acessíveis com o avanço da tecnologia. Acabamentos diferenciados, como laminações holográficas e cortes especiais, podem elevar a percepção de qualidade dos materiais. 

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