União resulta em uma rede de aproximadamente 300 lojas em operação em São Paulo e consolida operação de varejo autônomo com previsão de faturamento anual de R$ 150 milhões
A Vendify, pioneira no modelo de mercados autônomos em condomínios residenciais e espaços corporativos no Brasil, anuncia ter fechado acordo para sua fusão com a Mercadomínio.
Sob a marca Vendify, a nova empresa passa a operar uma rede de aproximadamente 300 lojas em São Paulo, que atendem mais de 300 mil clientes diariamente. A união entre as duas empresas é marcada pela inauguração de uma nova sede com mais de 5.000 m², localizada na Vila Leopoldina, próxima às principais vias de acesso da capital paulista.
“Nossa nova estrutura dispõe de um moderno centro de distribuição que irá garantir excelência na armazenagem e logística e foi projetada para suportar plenamente o crescimento exponencial esperado pelos próximos anos, oferecendo estabilidade e eficiência à cadeia de abastecimento”, assinala Eduardo Blasio Perez, CEO da Vendify.
Entre os diferenciais da Vendify está seu modelo inovador de constituição de filiais através de CNPJs individuais, o que proporciona maior segurança jurídica e fiscal, além de facilidades como contratação individualizada de seguros para as lojas.
Esse formato pioneiro está sendo reforçado com investimentos de mais de R$ 1 milhão em tecnologia, como a implantação de um ERP de ponta integrado a sistemas de WMS (Warehouse Management System), CRM especializado no varejo, ferramentas avançadas de roteirização e controle operacional das lojas.
Além disso, a estrutura digital conta com o apoio da Scanntech, plataforma que viabiliza uma gestão personalizada do sortimento e precificação, facilita as análises da concorrência e melhora sua competitividade.
“A fusão vem fortalecer nossa busca pela liderança com um modelo único e completo de varejo autônomo dentro de condomínios. Queremos ser reconhecidos não apenas como uma alternativa de conveniência, mas como a primeira opção de compras com a oferta de uma gama mais ampla de produtos e uma experiência de compra inigualável”, afirma Perez.
Com lojas maiores, com área mínima de 50 m², a Vendify passa a disponibilizar um mix de mais de 2,5 mil produtos, além de ser a primeira rede autônoma a integrar padarias com produção diária dentro das próprias lojas de pães frescos e quentinhos. Entre seus principais fornecedores estão marcas como Unilever, Coca-Cola Femsa, Ambev, Kibon, Bacio di Latte, BRF, Bauducco e Nestlé, entre outros.
Giovani Grignani Pereira, diretor de marketing, destaca que a fusão vem acelerar a expansão da rede e o desenvolvimento de novos produtos e serviços para aproveitar o enorme potencial da capital paulista, que, segundo dados da Data Lello, tem 28 mil condomínios.
“Estamos preparados para sermos a principal referência para esse novo comportamento de compras do consumidor e liderar o mercado autônomo brasileiro. Somos também o primeiro do nosso segmento a se associar à Associação Paulista de Supermercados (APAS), o que irá nos aproximar das grandes redes tradicionais e aumentar nossa visibilidade perante os fornecedores e consumidores finais”, assinala.
Varejo autônomo, inteligente e self-checkout
A Vendify atua com um modelo de mercado inteligente, com sistema self-checkout, que permite aos condôminos liberdade de consumo 24 horas por dia. A logística da empresa conta com um sistema de gestão exclusivo para controle total da operação em relação à autonomia de armazenamento e monitoramento de estoque, além de uma frota própria que garante a eficácia do processo de roteirização do abastecimento.
A empresa mapeia a seleção de produtos de acordo com o perfil do condomínio para desenhar um mix diferenciado para cada uma das lojas de varejo autônomo. Também é realizada a avaliação sistemática dos produtos oferecidos versus o consumo por condomínio para assegurar o estoque dos itens favoritos dos clientes, benefícios e promoções para cada especificidade das diferentes lojas.
A operação inclui ainda um repasse dedicado ao condomínio, o que se traduz em uma vantagem significativa para os moradores com a transferência de uma parte do valor faturado pela loja ao condomínio, gerando uma fonte de renda extra que pode ser utilizada em projetos de melhoria e valorização do espaço coletivo.
“Temos como modelo de negócio valorizar o condomínio com programas de cashback a depender do faturamento da loja, com valores significativos que podem ser investidos para ainda mais melhorias para os moradores”, finaliza Perez.