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    Loja física ou e-commerce? Varejista de SC escolhe ambos e aprimora integração entre online e offline

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    Segundo a estratégia omnichannel, Grupo Berlanda investiu para dizer sim para ambas as opções da pergunta loja física ou e-commerce

    Um estudo recente da gigante das redes sociais Meta revelou que cerca de 90% das compras de varejo são realizadas em lojas físicas na América Latina. O dado comprova a resiliência dos pontos de comércio tradicionais, apesar da forte e crescente concorrência dos meios digitais. Um outro dado da pesquisa é ainda mais revelador: quase metade dos consumidores (45%) faz pesquisas na internet, mas efetiva a compra na loja física.

    Em Santa Catarina, a maior rede varejista de móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos do estado, o Grupo Berlanda, diz estar atento às questões mercadológicas e de comportamento do cliente. No primeiro semestre, a empresa registrou um aumento de 20% nas vendas – e as compras em lojas físicas responderam por pouco mais de 97% do total. 

    Segundo Eloir Tluszc, gerente de vendas da Berlanda, a empresa tem trabalhado para dizer sim para ambas as opções da pergunta loja física ou e-commerce ao aprimorar a integração entre o on-line e o offline, com o objetivo de melhorar a experiência do cliente. Ele conta que, no entendimento do grupo, o que está acontecendo é uma transformação das lojas físicas.

    “Hoje, é preciso trabalhar as compras em múltiplos canais, o chamado omnichannel. E isso tem sido feito na Berlanda. Vou dar um exemplo: o cliente chega na loja com a oferta do nosso site. Ele consegue fazer a compra na loja física, com a ajuda do vendedor, que também recebe a sua comissão. Em muitos locais, ainda existe um canibalismo entre as lojas e o e-commerce. Nós acabamos com isso. Hoje, a loja física é on também”, relata Tluszc.

    O gerente de vendas também conta que a Berlanda já chegou a ter 10% de seu faturamento no e-commerce, em 2022. Porém, por uma questão de estratégia, optou pela retirada dos chamados market places. Hoje, o seu canal digital responde por pouco mais de 2,5% do faturamento total, porém vem apresentando um crescimento contínuo e sustentável.

    “Queremos voltar aos 10% no médio prazo, mas com uma estratégia mais assertiva e mantendo sempre o negócio saudável. Ao mesmo tempo, seguiremos com nossa estratégia de fortalecimento das lojas físicas, com seu processo de transformação em andamento. A empresa é uma só e tem espaço para crescer nos dois lados”, diz Tluszc, ao explicar que rede não fez distinção entre priorizar loja física ou e-commerce. 

    Outros dados da pesquisa da Meta

    – 73% dos consumidores gostam de visitar lojas físicas para ter a experiência e o contato com marcas e produtos;

    – 53% pesquisam em lojas físicas antes de fazer uma compra online; 

    – 42% usam seus smartphones para pesquisar produtos e preços enquanto continuam dentro da loja.

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