Mais

    Shoppings centers apresentam maior número de denúncias procedentes contra líderes e gestores, aponta pesquisa

    spot_imgspot_img

    Segmento de Shoppings centers lidera em relatos verdadeiros contra lideranças quando comparado aos outros quatro setores que mais apresentam denúncias procedentes ao longo de 2023, assim como na média geral de mercado

    A maior e mais tradicional pesquisa sobre denúncias corporativas na América Latina, realizada anualmente pela Aliant, empresa especializada em soluções completas para Ética, Compliance e ESG, traz um panorama setorial sobre os segmentos que mais registraram denúncias procedentes sobre seus líderes e gestores, ou seja, aquelas analisadas e entendidas como verdadeiras.

    Com quase 70% (69,61%), os Shoppings Centers lideram essa estimativa, seguido de Grupos de Investimento (47,58%), Construção Civil e Incorporação Imobiliária (40,40%), Financeiro (40,20%) e Varejo (38,48%).  A média geral do índice de relatos procedentes em todos os setores pesquisados ao longo de 2023 registrou a marca de 34%.

    O último Relatório de Sustentabilidade divulgado pela Associação Brasileira de Shoppings Centers apontou que 73% dos shoppings têm um programa de integridade estruturado e 86% oferecem aos colaboradores o acesso a um comitê de ética ou a um canal de denúncias. “Considerando os dados dos canais de denúncia apurados, ressaltamos a necessidade de expandir programas de ética, cultura e compliance para as lideranças, e que ajudem na identificação de situações potencialmente relatáveis, afinal, trata-se do setor com o maior recebimento de denúncias procedentes sobre líderes e gestores”, explica Fernando Fleider, CEO da ICTS, controladora da Aliant.

    Apesar do alto volume de denúncias procedentes, se analisado o número de registros a cada mil colaboradores, o setor dos Shopping Centers mantém um número abaixo do mercado, com 4,66 registros mensais, enquanto a média do mercado é de 7,7.

    Das denúncias que envolvem relacionamentos interpessoais, 72,08% são exclusivamente focados em líderes, um número que também excede a média geral do mercado, que registrou a marca de 62,94%. Já o descumprimento de políticas, normas e procedimentos internos é a segunda tipologia mais relatada envolvendo os líderes, com 15,23%. Outra análise do segmento é que os denunciantes possuem menos confiança no relato identificado. Enquanto no mercado em geral, as denúncias anônimas são de 63,67%, nos shoppings essa estimativa chega a 72,25%.

    “Os desafios de compliance nos shopping centers são complexos e multifacetados, exigindo um esforço contínuo e coordenado para garantir que todas as operações estejam em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis”, finaliza Fleider.

    Em Alta

    Quer receber mais conteúdos como esse?

    Você pode gostar