Das 27 ações do varejo componentes do INVA, apenas 8 terminaram a primeira semana do mês em alta ou neutralidade
Depois de terem sobrevivido às turbulências da bolsa brasileira durante o mês de março, as ações do varejo nacional inicial abril com uma queda significativa de 2,64%.
Das 27 empresas monitoradas pelo Índice Novo Varejo de Ações (INVA), apenas 8 terminaram a primeira semana do mês com uma avariação neutra ou positiva. Tão preocupante quanto a homegeneidade da desvalorização foi a intensidade com que ela ocorreu em empresas importantes do setor, tais como as recém-fundidas Arezzo e Grupo Soma e a Americanas, todas com queda de dois dígitos.
Entre as exceções positivas, chama a atenção a continuidade da consistência da C&A, empresa que viu seu ticker subir mais de 200% em 2023, e, recentemente, reportou um salto de quase 100% no lucro durante o último trimestre do ano passado.
Já entre os destaques negativos, conforme adiantamos no início, destaca-se o desempenho de Grupo Soma e Arezzo que, na última quarta-feira, lideraram as perdas do Ibov com quedas respectivas de 6,85% e 6,18%.
De acordo com os analistas, a desconfiança do mercado em relação a esses papéis gira em torno da insegurança em relação às projeções financeiras divulgadas pela diretoria-financeira da Arezzo.
Recentemente, a divisão citou um benefício de até R$ 700 milhões de base de cálculo para juros de capital próprio como um de seus principais motivos para a fusão com o grupo Soma, algo que os acionistas consideraram como ‘otimista demais’ em face dos desafios apresentados pela Reforma Tributária recém-aprovada.
O INVA
O INVA é o índice criado pelo grupo Nhm para medir movimentações nas ações do segmento varejista listadas em Bolsa. Sua ideia é proporcionar uma leitura sobre o desempenho das operações relacionadas ao varejo que abriram capital e usam o pregão do Ibovespa para conquistar investidores e alavancarem seus negócios.
A metodologia do estudo reúne as movimentações diárias dos índices de fechamento de cada ação para criar uma média, o INVA – número médio medido entre a variação das 26 empresas selecionadas, que é comparado com o índice do Ibovespa gerando gráficos para a checagem do comportamento do varejo em relação à movimentação do mercado em geral, regulando os índices de forma a perceber variações em tempo real.